O rapper Drake entrou na onda de artistas que gravaram músicas com indiretas (ou até diretas) para alfinetar os ex-companheiros.
No novo álbum, os fãs identificaram várias alfinetadas na ex do cantor, Rihanna, nas letras de algumas músicas.
Ele canta, por exemplo, "Eu sou contra ANTI. Sim, e o sexo era mediano com você. Sim, sou contra ANTI porque já tive o suficiente de você". E continua: "E eu tive mulheres muito mais atraentes que você, para ser honesto
De acordo com os fãs do rapper e de Rihanna, a palavra "ANTI" pode ser uma provocação ao último álbum da cantora lançado em 2016 e que foi intitulado "ANTI".
Desde 2021, Rihanna vive com o rapper A$AP Rocky. Eles têm dois filhos.
Se tem uma coisa que 2023 tem provado é que não dá para mexer com essa turma da música sem esperar uma resposta ritmada.
A própria Rihanna já tinha feito na música Cold Case Love para o ex, o cantor Chris Brown. A relação chegou ao fim depois que ele a agrediu fisicamente, em 2009.
Eu estou despedaçada e você sabe / O que você me fez foi um crime / Caso de amor frio, diz um pedaço da canção.
O caso mais emblemático envolveu o conturbado episódio de traição por parte do ex-jogador Gerard Piqué, que foi casado com a cantora Shakira por mais de 11 anos.
A colombiana não deixou barato e lançou o hit BZRP Music Sessions Vol. 53, que já conta com mais de 550 milhões de visualizações no YouTube.
"Sou grande demais para você, é por isso que você está com uma garota igual a você", diz Shakira num pedaço da canção. Piqué está namorando a estudante Clara Chia, de 23 anos.
Além de Shakira, outra cantora que fez do sucesso uma arma contra o ex foi Miley Cyrus. A música Flowers traz várias alfinetadas no ator Liam Hemsworth, com quem Miley foi casada de 2018 a 2020.
"Nós estávamos bem até que não estávamos mais/ Construímos uma casa e a vimos queimar/ Posso comprar flores para mim mesma/ Posso segurar minha própria mão/ Posso me amar melhor do que você consegue", canta a americana no single.
A letra faz referência à música preferida do ator, When I Was Your Man, do cantor Bruno Mars, que diz: "Eu deveria ter lhe comprado flores e segurado sua mão. Como se não bastasse a provocação, a cantora ainda lançou o hit no dia do aniversário de Liam
Essa não foi a primeira vez que Miley mandou indireta para um ex. Na música 7 Things, ela mandou recados para outro ex, Nick Jonas. Os dois namoraram entre 2006 e 2007, quando ainda eram adolescentes.
Ainda em 2023, a cantora norte-americana SZA lançou seu segundo disco, SOS, e nele, uma canção chamada Kill Bill, na qual a artista reflete sobre a vontade de matar seu ex e a atual namorada dele. Eita!
A música chegou a ficar em segundo lugar na lista de mais ouvidas no Spotify, atrás apenas do hit vingativo de Shakira. Confira outras divas do pop que aproveitaram suas músicas para mandar indiretas!
Uma das mais conhecidas nesse ramo de mandar recados para ex-namorados é a cantora Taylor Swift. A lista é longa e inclui "The Last Time e "All too Well" uma das favoritas dos fãs para o ator Jake Gyllenhaal.
O cantor John Mayer também já fez parte da lista de persona non grata da artista e ganhou nada menos do que três músicas com alfinetadas: "Dear John", "The Story of Us" e "Would've, Could've, Should've".
Outro agraciado foi o ator e cantor Harry Styles. A cantora gravou os hits "I Knew You Were Trouble" e "Style" com recadinhos para ele. Os dois namoraram por cerca de três meses.
A cantora Demi Lovato foi outra que resolveu provocar o ex. Ela lançou a música 29, que reflete sobre a diferença de idade que ela e o ator Wilmer Valderrama tinham quando se relacionaram.
Finalmente 29 (anos) / (Ficar com alguém de) 17 nunca passaria pela minha cabeça / Eu achava que era um sonho adolescente, uma fantasia / Mas era sua, não era minha, diz a letra.
Já Selena Gomez compôs Lose You to Love Me (Te Perder Para Me Amar, na tradução livre), para o cantor Justin Bieber. Entre muitas idas e vindas, os dois estiveram juntos entre 2011 e 2014.
Você prometeu o mundo e eu acreditei / Eu te coloquei em primeiro lugar e você adorou / Colocou fogo em minha floresta e deixou queimar / Cantou fora do tom no meu refrão, porque não era seu, diz um trecho da música.
Outra artista que explodiu recentemente com músicas desse tipo foi a cantora Olivia Rodrigo. Ao que tudo indica, praticamente todo o primeiro álbum dela, chamado SOUR, foi dedicado ao ex, Joshua Bassett.
E não pense que no Brasil também não há casos de cantoras mandando indiretas. A cantora Luísa Sonza, por exemplo, escreveu a letra de Penhasco para falar sobre o casamento com o comediante Whindersson Nunes. Os dois estiveram juntos por dois anos.
A letra diz: "Sabia que a queda era grande/ Mas tive que pular/ Queria que a gente fosse mais alto/ Quando segurei sua mão você soltou a minha/ E ainda me empurrou do penhasco."
E claro, não dá para falar de cantoras que gostam de dar uma alfinetada nos homens que mereceram sem mencionar a Rainha da sofrência, Marília Mendonça.
Ela foi uma das maiores responsáveis por popularizar as músicas sertanejas cantadas a partir do ponto de vista das mulheres, no Brasil. São dezenas desse tipo, sendo Supera, Troca de Calçada e Amante Não Tem Lar apenas alguns exemplos.