Relembre desse caso que emocionou a todos com o final feliz
"Foi um milagre". A mãe de uma criança de 5 anos que caiu num poço mal conseguia acreditar na sorte: o menino estava salvo. Foi na cidade de Santa Rita do Passa Quatro (SP) em 2022. O FLIPAR mostrou e relembra.
Parecia proteção do mirante onde uma escultura de Cristo é ponto de visitação. O caso foi em 28/5/2022.
A gente tem muita fé em Deus, foi proteção mesmo, tenho certeza, disse a advogada Juliana Aparecida Georgetto Santos, mãe de Murilo Georgetto Santos. Ele sofreu uma fratura do cotovelo esquerdo e algumas escoriações.
O poço, de 25 metros de profundidade, fica na área externa de uma casa antiga onde funciona uma pizzaria.
Juliana disse que havia uma madeira em cima do poço e o menino subiu. Mas a madeira cedeu.
Murilo foi salvo por bombeiros de Porto Ferreira e socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Rita.
O menino ficou consciente durante todo o resgate, que durou quase duas horas. Os bombeiros desceram em cordas para buscá-lo.
A tia de Murilo contou que usou uma lanterna e pediu que o menino fizesse um 'joinha'. Aí ele levantou a mãozinha e mexeu.
O poço profundo faz lembrar o filme de terror "O Chamado". Só que, no filme, a menina Samara é jogada lá dentro, em vez de cair. Afinal, o filme é de terror...
O município de Santa Rita do Passa Quatro faz parte da região metropolitana de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a 253 km da capital.
O assunto tomou conta dos bate-papos na cidade de 27 mil habitantes. Os moradores da localidade, apelidada de cidade-poema, estavam aliviados com a sorte da família da conterrânea.
Feliz por ser salvo, Murilo pintou o desenho de um bombeiro para entregar aos "heróis" que o resgataram.
Ele estava prestes a fazer 6 anos no dia 2 de junho e "renasceu" para comemorar. Vida longa ao pequeno Murilo! Quem sabe será bombeiro e salvará vidas?
Os poços artesianos são muito comuns em locais com fornecimento irregular de água ou onde moradores tradicionalmente usam este tipo de recurso.
Os poços têm como fonte de água um tipo de reservatório subterrâneo que requer condições geológicas especiais.
Para que sua água seja potável, um poço tem que estar, em média, a pelo menos 30 metros de qualquer fossa, e ter profundidade superior a 10 metros, para poder atingir o lençol freático.
O poço deve estar a no mínimo 2 km de distância do mar para evitar a contaminação da água pelo sal marinho.
Poços são recursos usados há milênios. Na foto, um poço na China no ano de 202 antes de Cristo.
Em algumas regiões do nordeste do Brasil, quando cavado na rocha ou originado das cheias dos rios, os poços são chamados de cacimbas.