Uma grande polêmica de um suposto plágio deu o que falar e tomou as redes sociais. O caso envolve artistas como o rapper Emicida e as cantoras Juliette e Duda Beat.
Lançada em parceria por Juliette e Duda Beat, a música "Magia Amarela" está sendo apontada por muitos como um suposto plágio de "AmarElo", um projeto que foi lançado em 2019 por Emicida.
Após o lançamento do single, Evandro Fióti, produtor e irmão de Emicida, desabafou e ainda falou em ódio ao opinar sobre o ocorrido.
"Tem banda de artista branco que a gente encontra em todo lugar, que mal lançou um disco e já ganhou Grammy. A gente levou 12 anos para ganhar um Grammy. E o trabalho acabou de ser roubado conceitualmente. Tem noção o ódio que gera?", desabafou.
Além da canção, outras semelhanças com o projeto de Emicida foram percebidas pelos internautas, como o cenário fotográfico e até a fonte usada na arte.
A música lançada pela dupla faz parte de uma campanha de reposionamento de marca da Bauducco. O rapper Emicida chegou a ser procurado pela empresa.
"A gente não chegou a um acordo por cronograma, prazo e questões financeiras também, porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que a gente tinha que fazer, declarou o irmão de Emicida.
Devido a toda repercussão do caso, Emicida chegou a postar uma mensagem "enigmática" que dizia Se vocês soubessem o que aconteceu, ficariam enojados. Logo depois, ele acabou apagando o post.
Inicialmente, Juliette informou em nota que "foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual". Ainda avisou que sua equipe estava em contato com os responsáveis pela criação e produção da campanha "para mais esclarecimentos".
Logo depois, a cantora e ex-BBB voltou a se pronunciar em suas redes sociais e confirmou que o single foi retirado de todas as plataformas digitais:
"Peço desculpas e lamento profundamente as consequências deste ocorrido. Estejam certos de que tomaremos providências e aumentaremos, ainda mais, o nosso cuidado sobre propriedade intelectual e diversidade em futuros trabalhos artísticos e comerciais."
Já a equipe de Duda Beat declarou que tinha notado a semelhança da campanha com o projeto de Emicida. O nome de um dos autores do "AmarElo" estava no escopo, mas que a cantora não foi informada da saída desse autor.
A Bauducco, por sua vez, suspendeu a campanha "Magia Amarela" após críticas de Evandro Fióti: "Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração".
"A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca", afirmou a marca.
Por conta dos pronunciamentos, Evandro Fióti fez um agradecimento a Juliette em sua conta no X, antigo Twitter: "Obrigado pela troca e escuta, Juliette".
Mesmo com todo imbróglio, o irmão de Emicida disse que o caso iria ser resolvido na Justiça e pediu para que os internautas não jogassem hater (ódio) em cima de Juliette e Duda Beat.
Iniciado em outubro de 2019, o projeto "AmarElo", de Emicida, abraça diversos caminhos: virou um disco, chamado "Amarelo", um documentário na Netflix, com nome de "Amarelo - é tudo pra Ontem", além de série no YouTube, podcasts e projetos em redes sociais.
Emicida é um dos rappers mais conceituados do país, além de trabalhar como compositor e apresentador. Nascido em São Paulo, ele já foi indicado para concorrer ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Urbana.
A paraibana Juliette ganhou destaque no cenário nacional ao vencer o Big Brother Brasil 21, com mais de 90% dos votos. Após a conquista, ela focou na carreira artística.
Eduarda Bittencourt Simões, popularmente conhecida como Duda Beat, se tornou a revelação na música a partir de 2018 e teve o seu álbum de estreia, "Sinto muito", incluído na lista dos dez melhores discos nacionais da revista Rolling Stone.