John Lennon, uma das figuras mais reconhecidas da cultura popular global, celebraria seu 83º aniversário nesta segunda-feira, 9 de outubro.
Lennon era integrante do grupo The Beatles, frequentemente considerada a melhor banda da história da música por muitos.
O artista foi assassinado por um admirador em 1980, quando tinha 40 anos.
Para comemorar a data e o legado do músico, o jornal britânico Daily Star solicitou ao serviço de inteligência artificial Midjourney que retratasse como o ex-membro dos Beatles estaria hoje, aos 83 anos.
As imagens mostram John Lennon com cabelos longos, semelhantes aos que ele ostentava nos últimos anos de sua vida, acompanhados dos icônicos óculos de lentes redondas.
Outra imagem gerada pela IA mostra Lennon segurando uma guitarra Epiphone Casino, um modelo que ele e seu parceiro George Harrison costumavam usar entre os anos de 1965 e 1970.
Curiosamente, Lennon usou essa guitarra no último show dos Beatles, que aconteceu no telhado da gravadora Apple Records em 1969.
Apesar de ter morrido há mais de 43 anos, a tecnologia ajuda a manter um dos artistas mais importantes da música vivo nos corações dos fãs.
Aliás, uma música inédita dos Beatles deve ser lançada ainda em 2023, na qual Lennon será parte integrante, graças à ajuda da inteligência artificial.
Paul McCartney, ex-parceiro integrante dos Beatles, incorporou um "dueto virtual" com John Lennon em sua turnê mais recente.
O momento deverá estar presente nas duas apresentações que o britânico fará na Arena MRV, em Belo Horizonte, em dezembro.
McCartney inclusive lembrou do aniversário do ex-companheiro e publicou uma foto com dos dois nas redes sociais. Celebrando o aniversário do meu maravilhoso amigo e colaborador, John Lennon, escreveu.
Líder dos Beatles, John Lennon nasceu em 9 de outubro de 1940, em Liverpool, Inglaterra.
Sua trajetória musical começou ainda na adolescência, quando se interessou pelo gênero skiffle. Em 1956, Lennon formou sua primeira banda, The Quarrymen, que culminou na criação dos Beatles em 1960.
Lennon foi uma figura icônica da música popular e da cultura pop do século 20. Ele contribuiu significativamente para a composição e interpretação de muitas das canções de sucesso dos Beatles.
Ele e Paul McCartney foram grandes parceiros na criação de um dos catálogos musicais mais influentes e duradouros da história da música.
Além de sua carreira com os Beatles, John Lennon também teve uma carreira solo de sucesso após a separação da banda, em 1970.
Lennon é conhecido por músicas como "Imagine," "Jealous Guy," "Give Peace a Chance," entre outras.
Tais canções ficaram conhecidas por refletirem suas convicções políticas e sociais, bem como seu desejo por paz e harmonia no mundo.
John Lennon é lembrado não apenas por suas contribuições musicais, mas também por seu ativismo social, envolvimento em causas humanitárias e seu impacto duradouro na cultura mundial.
Lennon se casou duas vezes, primeiro com Cynthia Powell, com quem teve um filho, Julian, e depois com Yoko Ono (foto), com quem teve um filho, Sean.
Lennon também foi um artista visual notório, produzindo pinturas, desenhos e esculturas. Ele também escreveu dois livros, "In His Own Write" (1964) e "A Spaniard in the Works" (1965).
John Lennon morreu em 8 de dezembro de 1980, aos 40 anos, em frente ao Edifício Dakota, em Nova York, assassinado por Mark David Chapman.