Gastronomia

Pra quem não viu: McDonalds pede desculpas por enganar consumidores

Caso repercutiu muito após falso anúncio de produto no hambúrguer e FLIPAR relembra caso


Flipar

Você soube do pedido de desculpas do McDonald's após uma enxurrada de queixas dos consumidores? Foi em 2022, o FLIPAR mostrou e relembra o caso. Fique atento ao que vai consumir!

Mike Mozart - Flickr

As reclamações surgiram por causa da falta de picanha no sanduíche que levava o nome de Mc Picanha. Isso virou alvo de queixas nas redes sociais, pois os consumidores se sentiam lesados.

divulgação

O McDonald's assumiu que não usava picanha no hambúrguer que tinha o nome da carne - uma das preferidas dos brasileiros.

divulgação

A empresa informou que o sanduíche tinha "molho com aroma natural de picanha" e "blend de cortes selecionados" com 100% de carne bovina.

Michael C Berch wikimedia commons

O Procon de São Paulo notificou o McDonald's a esclarecer sobre o preparo do hambúrguer e os motivos da falta da carne anunciada na publicidade

divulgação Procon SP

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) também entrou no circuito e abriu um processo para analisar as propagandas feitas pela empresa.

Divulgação

Especialistas disseram que o sabor da picanha era bem semelhante ao de outras peças após serem moídas. Acém, coxão mole, fraldinha e patinho eram - e ainda são - usados frequentemente para hambúrgueres, com qualidade.

- Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O problema era anunciar o que não existia (o anúncio afirmava: "feito com picanha"). O preço da picanha chegava a R$ 100 o quilo; o acém ficava na faixa de R$ 30.

divulgação

Veja agora algumas curiosidades sobre o McDonald's, uma rede poderosa que se espalha pelo mundo inteiro.

Bryan Hong wikimedia commons

O McDonald's é a maior cadeia de fast food do mundo, servindo cerca de 68 milhões de clientes por dia.

rob laRosa wikimedia commons

A rede opera tem mais de 37 mil pontos de venda em 119 países de diversas línguas. Na foto, loja do McDonald's em Jerusalém, capital de Israel.

Tanhum wikimedia commons

O M do Mc tem a cor que mais chama a atenção na publicidade: o amarelo. E é tão emblemático que desde setembro de 2021 está sendo vendido nas lojas do McDonald's. É o chamado Méqui.

MiNe wikimedia commons

Os arcos dourados são mais reconhecidos do que a cruz cristã. É o que apontou uma pesquisa da Sponsorship Research International com 7 mil pessoas em 6 países: 88% identificaram os famosos arcos do McDonald's, enquanto apenas 54% souberam dizer o nome da cruz cristã.

divulgação

A cadeia de fast food tem amplo cardápio para adultos e crianças; e costuma conjugar os alimentos com brinquedos para a animação dos consumidores mirins.

JGKlein wikimedia commons

Não apenas monta parques para brincadeiras infantis nos espaços das grandes lojas como também vende brinquedos associados ao McLanche Feliz ou avulsos. Vende mais de 1,5 bilhão de brinquedos por ano, acima da Hasbro e da Mattel, duas gigantes do ramo.

divulgação

Como se vê, o McDonald's tem um nome a zelar. E decidiu, em 29/4, anunciar a retirada dos McPicanha das lojas. A empresa publicou: "Foi mal, galera". Muitos queriam outra solução: botar picanha no sanduba!

divulgação McDonalds