História

Os mais poderosos aviões de guerra do mundo


Flipar

Em tempos de guerra, os aviões de caça são máquinas fundamentais para os países que entram no conflito.

Domínio público

Alguns aviões se destacam pela velocidade que alcançam e pela capacidade de carregar uma grande variedade de mísseis e bombas.

Domínio público

Com a chegada dos caças de quinta geração, radares e sensores para detectar os inimigos ganharam sofisticação. E uma das tecnologias mais valorizadas é a furtividade (quando o avião passa despercebido pelos radares dos rivais). Isso amplia em muito o poder de letalidade dos caças.

Domínio público

Veja alguns desses caças que estão na lista dos mais ameaçadores.

Domínio público

Sukhoi SU-35 - Este caça russo é uma adaptação feita em 2007 do antigo SU-27 (de 1988), com velocidade máxima de 2.390 km/h e carregado com canhão, mísseis e bombas. Tem sensores que ajudam a reduzir sua visibilidade diante dos adversários.

Aleksandr Markin wikimedia commons

Mas o maior diferencial do SU-35 é um potente radar capaz de identificar aviões a 90 km de distância.

Allocer wikimedia commons

F-18 Super Hornet - Começou a ser produzido pelos EUA em 1995 e sofreu modernizações para que não fosse detectado com facilidade. Tem revestimento absorvente de ondas de radar em toda a estrutura. Alcança até 1.915 km/h. Tem metralhadoras e canhões para 578 disparos.

Domínio público

O F-18 Super Hornet tem um sistema de reabastecimento aéreo chamado buddy-buddy em que um avião passa o combustível para o outro (foto).

Domínio público

Rafale - Foi projetado em 1986 para substituir os Mirage 2000 da força aérea francesa. Atinge 2.223 km/h. Tem uma composição ótica de grande precisão , um sistema aprimorado de geolocalização de objetos e excelente capacidade de rastreio de alvos móveis.

Tim Felce wikimedia commons

O Rafale tem um sistema infravermelho e recebeu tratamento especial para que esse espectro não seja detectado facilmente pelos inimigos.

US Navy domínio público

Gripen E - Esse caça é fabricado pela Suécia desde 1987. Foi modernizado e tem capacidade de reabastecimento em voo através de sondas retráteis e um sistema de pressurização a bordo para viagens mais longas.

Oleg V. belyakov wikimedia commons

O Gripen az parte da frota de vários países, inclusive o Brasil. Tem canhão para 120 projéteis. Atinge 2.470 km/h e voa a uma altitude de 15 km.

Milan Nykodym wikimedia commons

Eurofighter - Sua tecnologia permite manter a velocidade supersônica por longos períodos. E dispensa o uso de pós-combustores (equipamento usado em jatos para propulsão extra). Isso amplia sua autonomia. Atinge 2.495 km/h. Voa a 19,8 km de altitude.

Gian Marco Anzelotti wikimedia commons

Criado pela União Europeia em 1994, o Eurofighter faz parte da frota de vários países, não apenas da Europa, mas também em outros continentes.

Eurofighter Typhoon wikimedia commons

J-31 - Produzido pela China, já foi projetado para ser um caça de quinta geração, em 2012. Segundo especialistas, o desenho do J-31 sugere maior chance de passar despercebido pelos radares inimigos.

airlines.net wikimedia commons

A aeronave também é adaptada para o lançamento por catapulta eletromagnética do porta-aviões Type 003, em vez de depender das rampas de ski jump usadas nos dois primeiros porta-aviões chineses.

reprodução YouTube Global Politik

SU-57 - Caça russo bimotor de quinta geração. Desde o começo, foi desenhado para ser furtivo (pouco percebido) e é um dos poucos modelos que dispõem de tecnologia específica para isso.

Anna Zvereva wikimedia commons

O SU-57 alcança 2.600 km/h e sobe a 20 km de altitude. Tem um sistema de radar integrado de ponta. Carrega sofisticados mísseis ar-ar, ar-terra e ar-mar.

Smitry Zherdin wikimedia commons

J-20 - Caça furtivo de quinta geração de fabricação chinesa. Foi criado para a Força Aérea do Exército de Libertação Popular.

Alert5 wikimedia commons

O J-20 alcança 2.469 km/h. Tem compartimento interno que pode armazenar uma mistura de mísseis ar-ar e de curto alcance. Tem bombas guiadas por laser.

N509FZ wikimedia commons

F-35 - Caça multifunção supersônico furtivo de 5ª geração, desenvolvido para os governos de EUA, Reino Unido, Holanda, Austrália, Canadá, Itália, Dinamarca, Noruega, Turquia e de outros compradores, como Israel. É um dos mais usados no planeta.

Domínio público

Tem variedade grande de armas. Além de desenho furtivo, tem revestimento absorvente de ondas de radar e ampla gama de sensores ultramodernos.

Domínio público

F-22 - Introduzido pela Força Aérea dos EUA com o objetivo de manter a superioridade aérea no campo de batalha, este caça também tem capacidade para ataque ao solo. Atinge 2.410 km/h. Voa a 20 km de altitude.;

Domínio público

É muito manobrável e ao mesmo tempo bastante furtivo. É considerado um dos caças mais eficazes do mundo. O assento ejetável do piloto pode ser acionado a uma velocidade de 1.111 km/h.

Domínio Público