Novas

Pra quem não viu: Padre Kelmon processa Igreja por danos morais


Flipar

Após as eleições de 2022, o Padre Kelmon ficou mais distante dos holofotes. Mas entrou com uma ação pedindo R$ 500 mil por danos morais à Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil por danos morais.

Reprodução YouTube

Na ocasião das eleições, em que Kelmon concorreu à presidência da República, a igreja negou que ele fosse clérigo da instituição ou de outras ramificações da igreja ortodoxa no país.

Reprodução de vídeo

"Esclarecemos que o referido candidato não é membro de nossa Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia do Brasil em nenhuma de suas paróquias, comunidades, missões ou obras sociais", declarou a instituição.

www.instagram.com/pekelmon

A candidatura do Padre Kelmon foi um dos assuntos que causaram mais polêmica em 2022.

www.instagram.com/pekelmon

O candidato do PTB obteve 81.127 votos: 0,1% do total. Ficou em sétimo lugar.

www.instagram.com/pekelmon

Kelmon argumentou, dizendo que alcançou o cargo de pároco no Instagram, sendo responsável pela Missão Paroquial Ortodoxa Malankar de São Lázaro na Ilha da Maré, na Bahia.

www.instagram.com/pekelmon

Kelmon, inclusive, foi aos debates trajado de padre. No horário eleitoral gratuito e obrigatório, exibido na TV aberta e nas rádios, ele também apareceu com o visual característico.

TV Globo/Reprodução

Kelmon Luís da Silva Souza foi um dos nomes que renderam mais memes na política.

www.instagram.com/pekelmon

A polêmica gerou memes e críticas. Na noite de 29/9, durante o debate da Rede Globo, a candidata Soraya Thronicke o chamou de "padre de festa junina".

Tv Globo/Reprodução

Após o comentário de Soraya, os internautas logo compartilharam uma foto de Padre Kelmon com trajes tradicionais de um padre em uma festa junina. Na legenda da foto, o político e religioso escreveu: "Viva São João. Paróquia São Lázaro da ilha de Maré".

www.instagram.com/pekelmon

Ainda no debate, Kelmon foi chamado de "fariseu", "laranja" (de Bolsonaro) e "impostor" pelo candidato Lula, que liderava as pesquisas de intenções de voto.

TV Globo/Reprodução

Neste e em outros debates, Kelmon atacou demais Lula e a esquerda em geral. Por outro lado, mostrou muita proximidade e alinhamento com Bolsonaro, o principal candidato da direita.

TV Globo/Reprodução

Kelmon mostrou gostar tanto das ideias de Bolsonaro que a Internet brincou dizendo que o Padre seria um dos filhos do Presidente, mas disfarçado de religioso.

Instagram @flaviobolsonaro

Logo após o debate, Kelmon tornou-se o terceiro candidato mais pesquisado no Google, só atrás de Lula e Bolsonaro, mas com larga vantagem sobre Ciro Gomes, Simone Tebet e Soraya Thronicke.

www.instagram.com/pekelmon

Em 18/12/2022, a Igreja Ortodoxa do Peru no Brasil anunciou o desligamento do Padre Kelmon. Mas, durante o pleito de 2022, ele deu o que falar. Na foto, ele após votar em Salvador.

Facebook

As frases fortes, o elo com a religião e o perfil nada convencional fizeram o padre ser comparado a Cabo Daciolo (este evangélico), que concorreu ao mesmo cargo em 2018.

www.instagram.com/cabodaciolo

Falando em comparações, o perfil de Kelmon também foi comparado ao de Eneas Carneiro e Levy Fidelix, ambos de direita, para lá de "exóticos" e hoje já falecidos. O candidato, inclusive, revelou se inspirar nestes dois nomes.

Antônio Cruz/ABr - Agência Brasil - Wikimédia Commons Agência Brasil/Tv Brasil - Wikimédia Commons

Outra curiosidade é que o padre (ou não) nem era candidato. Kelmon era vice de Roberto Jefferson, também do Partido Trabalhista Brasileiro.

www.instagram.com/blogdojefferson8

Mas em setembro a candidatura de Roberto Jefferson foi cancelada pelo TSE, o Tribunal Superior Eleitoral. Mesmo em prisão domiciliar (condenado pela participação no Mensalão), ele estava tentando ser Presidente da República.

www.instagram.com/blogdojefferson8

Com o cancelamento da candidatura de Jefferson, o PTB optou por lançar o Padre Kelmon, um candidato alinhado com a direita. O cargo de vice então ficou com o Pastor Gamonal.

https://ptb.org.br/

No site oficial do partido, Kelmon foi descrito como "homem cristão, conservador e de direita, que sempre se dedicou à igreja e ao combate da esquerda no país".

www.instagram.com/pekelmon

Kelmon é baiano, da cidade de Acajutiba. Nascido em 21/10/1976, está com 45 anos e, curiosamente, já foi filiado ao PT, partido que ele passou a combater. Hoje, ele diz que se arrepende muito disso.

www.instagram.com/pekelmon

Em dezembro, após o desligamento da Igreja Ortodoxa do Peru no Brasil, Kelmon anunciou que pediu vinculação à Igreja Ortodoxa Grega da América e Exterior e que "foi eleito bispo para as missões no Brasil"

www.instagram.com/pekelmon

Em junho de 2023, ele tentou participar de um almoço com membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (foto), mas foi barrado.

Palácio do Planalto wikimedia commons

Em maio de 2023, ele lançou sua pré-candidatura à prefeitura de Salvador, na Bahia.

Reprodução redes sociais