Um prato cheio para os amantes da natureza. O concurso "Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano" de 2023 anunciou seus vencedores e o FLIPAR mostra todas as 19 categorias premiadas.
O grande vencedor foi Laurent Ballesta, um biólogo marinho e fotógrafo subaquático da França.
A foto dele mostra um caranguejo-ferradura deslocando-se lentamente no fundo do oceano, acompanhado por três peixes. O júri enfatizou a qualidade técnica da foto, além do valor de registrar uma espécie em perigo de extinção em seu ambiente natural.
Esta é a segunda vez que o francês vence o concurso, que existe há 59 anos. A outra vez que ele ganhou foi em 2021.
Já na categoria Jovem, o vencedor foi Carmel Bechler, um israelense de 17 anos. Sua foto mostra corujas em um prédio abandonado próximo a uma estrada movimentada.
O concurso é organizado pelo Museu de História Natural de Londres e dessa vez reuniu a participação de quase 50 mil pessoas de 95 países diferentes. Confira os outros 17 vencedores!
Categoria Subaquático - Nessa foto, o fotógrafo Mike Korostelev capturou um hipopótamo e dois filhotes passeando em um lago raso de águas cristalinas, na África do Sul.
Categoria Anfíbios e Répteis - O fotógrafo espanhol Juan Jesús González mostrou girinos de sapos se alimentando de um filhote de pardal recém-nascido que caiu de um ninho e caiu em um lago.
Categoria Invertebrados - Essa foto, do fotógrafo indiano Sriram Murali, flagrou uma floresta completamente dominada por vagalumes durante à noite. Esses animais, que na verdade são besouros, são famosos por atrair parceiros por meio da bioluminescência.
Categoria Mamíferos - Depois de enfrentar ventos fortes e condições congelantes, o fotógrafo britânico Bertie Gregory conseguiu registrar um grupo de orcas cercando uma foca, que estava sem saída em um pequeno pedaço de gelo.
Categoria Retratos de animais - Tem Brasil no prêmio! O fotógrafo Vishnu Gopal capturou uma anta saindo cautelosamente do meio do mato de uma floresta em Tapiraí, interior de São Paulo.
Categoria Animais em seu habitat - Ao chegar no topo de um penhasco, Amit Eshel testemunhou um confronto dramático entre dois íbex Deserto de Zin, em Israel.
Categoria Plantas e Fungos - O fotógrafo Agorastos Papatsanis capturou esses cogumelos liberando esporos em uma floresta em Pieria, na Grécia.
Categoria Estrela em Ascensão - Que tal esse Íbex de gelo, registrado pelo fotógrafo Luca Melcarne nos Alpes Franceses? Estava tão frio no local que ele precisou descongelar a lente câmera com o ar quente dos pulmões para tirar a foto
Categoria Oceanos: a grande imagem - Em Cadzand-Bad, na Holanda, o fotógrafo Lennart Verheuvel capturou os últimos momentos dessa orca, que estava encalhada nas areias de uma praia.
Categoria Vida Selvagem Urbana - De dentro de uma fábrica na Noruega, o fotógrafo Knut-Sverre Horn fez esse registro da silhueta de gaivotas cuidando de seus filhotes no parapeito de uma janela.
Categoria História de Fotojornalismo - Aqui, competidores fazem fila para pesar seus linces no West Texas Big Bobcat Contest, o concurso de caça a predadores mais bem pago dos EUA. O registro é de Karine Aigner.
Categoria Zonas úmidas - Em Jacarta, capital da Indonésia, o fotógrafo Joan de la Malla oferece uma visão panorâmica do rio Ciliwung, um dos mais poluídos do mundo. Ao fundo, arranha-céus modernos contrastam a realidade.
Categoria Aves - Hadrien Lalagüe foi recompensado pela paciência e capturou o exato momento em que trompetistas de asas cinzentas ficaram paradas e alinhadas esperando uma jibóia passar.
Categoria Fotojornalismo - Em Paamul, no México, o fotógrafo Fernando Constantino Martínez mostrou uma floresta que foi devastada para abrir caminho para uma ferrovia turística.
Categoria Jovens de 11 a 14 anos - A jovem Ekaterina Bee compartilhou seu encontro íntimo com alguns golfinhos-nariz-de-garrafa na Ilha de Skye, Escócia.
Categoria Jovens até 10 anos - A pequena Vihaan Talya Vikas capturou esta aranha ornamental impedindo que sua presa escapasse. O registro foi em Karnataka, na Índia.
Categoria Arte Natural - A fotógrafa Rachel Bigsby flagrou este casal de aves marinhas em um momento romântico em frente a um paredão de falésias na Escócia.