Notícias

Barca polêmica para imigrantes é evacuada por causa de bactéria


Flipar

Uma embarcação flutuante que seria usada para abrigar imigrantes no Reino Unido precisou ser esvaziada depois que uma bactéria foi detectada na água.

reprodução youtube bbc

A barca seria uma espécie de "prédio flutuante" de três andares e cerca de 200 apartamentos.

reprodução youtube bbc

O projeto inaugurou no início de agosto, mas uma semana depois já precisou ser paralisado. Estudos detectaram Legionella, uma bactéria que causa febre e sintomas respiratórios.

reprodução youtube bbc

No dia 19/10, em meio a protestos, o Ministério do Interior anunciou que diversos migrantes voltarão para os alojamentos que, segundo o órgão, já estão "seguros e protegidos".

reprodução bbc

A ideia da barca flutuante para imigrantes foi recebida com protestos e preocupações da comunidade local. O FLIPAR mostrou e republica para quem não viu.

wikimedia commons Ashley Smith

A embarcação, chamada de Bibby Stockholm, fica localizada em Dorset, no sul da Inglaterra, e tem capacidade de acomodar até 500 homens solteiros, por pelo menos 18 meses.

wikimedia commons Tim Green

O projeto gerou polêmica e algumas pessoas ficaram preocupadas com a segurança e o impacto no dia a dia de quem vive na cidade. Outros acreditam que os requerentes de asilo merecem ser tratados com mais compaixão e respeito.

reprodução youtube

A embarcação fica localizada em Portland, uma ilha no condado de Dorset, sudoeste da Inglaterra.

wikimedia commons Alex McGregor

A instalação da barca gerou controvérsia e muitos moradores da ilha se posicinaram contra a decisão do governo.

reprodução youtube

Alguns moradores acreditam que a acomodação desses migrantes no navio pode prejudicar o turismo na região.

wikimedia commons Mr Eugene Birchall

Charles Richards, um morador de 78 anos que viveu toda a sua vida em Portland, disse que a ilha está sendo "explorada" pelo governo.

reprodução youtube

Richards afirma que a ilha já foi explorada por empresas de pedra, pelo Ministério da Defesa e pelo governo, que instalou duas prisões no local.

wikimedia commons Mike Faherty

Ainda segundo Richards, os moradores da ilha estão cansados de serem tratados como "lixo" e esperam que o governo reconsidere sua decisão de instalar a barca flutuante em Portland.

reprodução youtube

Além dos dois presídios, Portland já foi palco para uma espécie de navio-prisão, conhecido como "HMP Weare", que era usado como medida temporária para aliviar a superlotação dos primeiros presídios.

reprodução youtube

O principal plano do governo britânico era "parar os barcos" com migrantes que buscam chegar ao solo britânico e impedir travessias perigosas de canais.

reprodução youtube

O conselho da cidade de Dorset deve receber mais de £2,22 milhões durante os 18 meses em que a barca permanecerá no porto.

Philip Veater Unsplash

Além disso, £493.000 (aproximadamente R$ 3 milhões) seriam disponibilizados para financiar o sustento e as atividades dos residentes da barca.

Colin Watts Unsplash

O Ministério do Interior afirmou que o navio aliviaria a pressão sobre o sistema de asilo de imigrantes do lugar.

reprodução youtube

"Mas para uma embarcação vir aqui... nossa infraestrutura na ilha é muito limitada. Temos uma entrada e uma saída. Estamos tendo problemas para conseguir consultas médicas. Eles terão prioridade?", questionou uma moradora local.

reprodução youtube

Todos, incluindo autoridades locais, ficaram indignados com a falta de consulta sobre a decisão de instalar a barca em Portland.

reprodução youtube

Alguns moradores também expressaram preconceito em suas críticas aos imigrantes. "Eles não vêm de um país devastado pela guerra, são imigrantes econômicos, disse um morador.

Cole Patrick Unsplash

O grupo Stand Up To Racism (algo como Enfrente o Racismo) argumenta que a acomodação é inadequada e desumana.

reprodução youtube bbc

A Câmara Municipal de Portland também se opôs à barca flutuante, mas disse que não podia fazer nada para impedi-la.

reprodução youtube

Com uma população de cerca de 3.500 habitantes, a ilha de Portland é famosa por suas pedreiras de pedra calcária, que têm sido exploradas desde a época romana.

wikimedia commons Christine Matthews

A pedra de Portland foi utilizada em muitos edifícios icônicos, incluindo a Catedral de São Paulo (foto) e o Palácio de Buckingham, ambos em Londres.

wikimedia commons Mark Fosh

A ilha também é um destino popular para caminhadas, escaladas e passeios de barco, proporcionando vistas panorâmicas do Canal da Mancha.

wikimedia commons Christine Matthews