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Ucrânia quer reconstruir maior avião cargueiro do mundo, destruído em bombardeio

O moumental Antonov fez história


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Além das perdas humanas e do trauma causado pelo conflito, a guerra da Rússia contra a Ucrânia tem provocado destruição de bens importantes para os ucranianos.

Divulgação Presidência da Ucrânia

Uma dessas perdas foi a do maior avião cargueiro do mundo: o incrível Antonov AN-225. Um marco na história da aviação, orgulho do governo ucraniano, destruído em 27/2/2023.

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A aeronave - que pertenceu à antiga União Soviética e vinha sendo administrada pela empresa de defesa estatal ucraniana Ukroboronprome - estava em manutenção num hangar quando foi bombardeada pelos russos.

reprodução Twitter

O Antonov 225 foi projetado para transportar cargas muito volumosas e pesadas, não apenas dentro da fuselagem, mas também na parte externa.

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As medidas do Antonov eram impressionantes: ele tinha 84m de comprimento e 88m de envergadura (a distância de uma ponta da asa para outra). As asas possuíam 950 m2 de área.

reprodução YouTube Aviões e Músicas

O Antonov media 18,2 metros de altura o equivalente a um prédio de seis andares

reprodução YouTube Aviões e Músicas

O Antonov pesava 285 toneladas. E podia transportar uma carga de 250 toneladas. O que significa que ele era capaz de decolar com um espantoso peso de 535 toneladas.

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O Antonov voou pela primeira vez em 21/12/1988

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Mas espanto mesmo ele causou em 3/5/1989, quando começou a transportar o ônibus espacial Buran na parte externa de cima. Uma imagem curiosa, que vai ficar na memória da aviação comercial.

Ralf Manteufel wikimedia commons

Com o aumento dos investimentos espaciais, havia necessidade de transportar materiais de cerca de 60 metros de comprimento a uma distância de até 2.500 km.

reprodução YouTube Aviões e Músicas

O transporte rodoviário, ferroviário ou aquaviário era inadequado para tamanha operação. Daí surgiu a ideia de construir uma aeronave especial para esse propósito.

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A encomenda do Antonov previa a construção de dois exemplares do An-225, mas o segundo nunca foi concluído

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O Antonov tinha corcovas na parte de cima que serviam justamente como pontos de fixação para estruturas pesadíssimas. A carga na parte superior da fuselagem pode ter até 70m de comprimento.

reprodução YouTube avioesemusicas

E por dentro da fuselagem o Antonov tinha um compartimento de dimensões colossais. Nesta foto, ele engole um vagão de trem para fazer o transporte.

reprodução instagram Aeroin

Nesta outra ele transporta um outro avião! O Antonov tinha um guindaste interno para a movimentação de cargas.

reprodução YouTube Eliezer Tymniak

Transportar cargas no Antonov AN-225 podia custar mais de US$300 mil (R$ 1,52 milhão).

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O An-225 era impulsionado por uma rara combinação de seis turbofans (Progress D-18T)

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O avião tinha quatro rodas no trem de pouso dianteiro e mais 28 no trem de pouso principal.

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Em 2010, o Antonov pousou pela primeira vez na América do Sul , no aeroporto de Guarulhos. O youtuber Lito Sousa, do canal Aviões e Músicas, lembrou que estava presente durante a chegada da aeronave e foi um dia especial para os profissionais da aviação.

reprodução YouTube avioesemusicas

O Antonov 225 também foi usado para transportar tropas e suprimentos de ajuda humanitária, em missões da República Dominicana e Haiti.

Domínio público

O An-225 precisava de seis tripulantes no cockpit: piloto, co-piloto e quatro engenheiros de voo.

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O Antonov voava a velocidade de cruzeiro: 800 km/h. Percorria uma distância máxima de 15,4 mil km, quando estava vazio, ou cerca de 4.000 km, com carga máxima.

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O Antonov podia voar a uma altitude de 9 km.

reprodução YouTube avioesemusicas

A empresa de defesa estatal ucraniana Ukroboronprom, que administra o Antonov, divulgou um comunicado de que a aeronave seria reconstruída com um gasto estimado de R$ 2,7 bilhões e que o governo russo seria cobrado pelo prejuízo. A conferir.

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