O moumental Antonov fez história
Além das perdas humanas e do trauma causado pelo conflito, a guerra da Rússia contra a Ucrânia tem provocado destruição de bens importantes para os ucranianos.
Uma dessas perdas foi a do maior avião cargueiro do mundo: o incrível Antonov AN-225. Um marco na história da aviação, orgulho do governo ucraniano, destruído em 27/2/2023.
A aeronave - que pertenceu à antiga União Soviética e vinha sendo administrada pela empresa de defesa estatal ucraniana Ukroboronprome - estava em manutenção num hangar quando foi bombardeada pelos russos.
O Antonov 225 foi projetado para transportar cargas muito volumosas e pesadas, não apenas dentro da fuselagem, mas também na parte externa.
As medidas do Antonov eram impressionantes: ele tinha 84m de comprimento e 88m de envergadura (a distância de uma ponta da asa para outra). As asas possuíam 950 m2 de área.
O Antonov media 18,2 metros de altura o equivalente a um prédio de seis andares
O Antonov pesava 285 toneladas. E podia transportar uma carga de 250 toneladas. O que significa que ele era capaz de decolar com um espantoso peso de 535 toneladas.
O Antonov voou pela primeira vez em 21/12/1988
Mas espanto mesmo ele causou em 3/5/1989, quando começou a transportar o ônibus espacial Buran na parte externa de cima. Uma imagem curiosa, que vai ficar na memória da aviação comercial.
Com o aumento dos investimentos espaciais, havia necessidade de transportar materiais de cerca de 60 metros de comprimento a uma distância de até 2.500 km.
O transporte rodoviário, ferroviário ou aquaviário era inadequado para tamanha operação. Daí surgiu a ideia de construir uma aeronave especial para esse propósito.
A encomenda do Antonov previa a construção de dois exemplares do An-225, mas o segundo nunca foi concluído
O Antonov tinha corcovas na parte de cima que serviam justamente como pontos de fixação para estruturas pesadíssimas. A carga na parte superior da fuselagem pode ter até 70m de comprimento.
E por dentro da fuselagem o Antonov tinha um compartimento de dimensões colossais. Nesta foto, ele engole um vagão de trem para fazer o transporte.
Nesta outra ele transporta um outro avião! O Antonov tinha um guindaste interno para a movimentação de cargas.
Transportar cargas no Antonov AN-225 podia custar mais de US$300 mil (R$ 1,52 milhão).
O An-225 era impulsionado por uma rara combinação de seis turbofans (Progress D-18T)
O avião tinha quatro rodas no trem de pouso dianteiro e mais 28 no trem de pouso principal.
Em 2010, o Antonov pousou pela primeira vez na América do Sul , no aeroporto de Guarulhos. O youtuber Lito Sousa, do canal Aviões e Músicas, lembrou que estava presente durante a chegada da aeronave e foi um dia especial para os profissionais da aviação.
O Antonov 225 também foi usado para transportar tropas e suprimentos de ajuda humanitária, em missões da República Dominicana e Haiti.
O An-225 precisava de seis tripulantes no cockpit: piloto, co-piloto e quatro engenheiros de voo.
O Antonov voava a velocidade de cruzeiro: 800 km/h. Percorria uma distância máxima de 15,4 mil km, quando estava vazio, ou cerca de 4.000 km, com carga máxima.
O Antonov podia voar a uma altitude de 9 km.
A empresa de defesa estatal ucraniana Ukroboronprom, que administra o Antonov, divulgou um comunicado de que a aeronave seria reconstruída com um gasto estimado de R$ 2,7 bilhões e que o governo russo seria cobrado pelo prejuízo. A conferir.