Exame possui por uma série de orientações; confira alguns pontos que você deve ficar em alerta
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 está chegando! As provas serão aplicadas em todo o Brasil nos dias 5 e 12 de novembro.
As provas para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, o Enem PPL, estão marcadas para os dias 12 e 13 de dezembro. Nesse caso, as inscrições estão abertas até o dia 27 de outubro.
No dia 5 de novembro, primeiro dia do Enem, os estudantes fazem as provas de: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação.
Já no dia 12 de novembro, serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática.
Vale sempre lembrar que, tanto no dia 5 quanto no 12, a abertura dos portões acontecerá às 12h e o fechamento às 13h, horário de Brasília.
Com a proximidade do Enem, fica sempre a pergunta: Você realmente está por dentro de todas as regras que têm que seguir para não ter problemas no dia da prova?
Você sabia que uma das orientações comuns é entregar o texto de redação na Folha de Redação? Pois é! Mas isso pode passar despercebido por quem não ler as instruções de prova.
Para evitar que você passe por isso, nós listamos alguns dos erros mais comuns cometidos no Enem para você ficar em alerta.
1) Não ler o Edital do Enem
Por incrível que pareça, um dos erros mais comuns cometidos pelos candidatos é não acompanhar o Edital do Exame. Nesse documento estão todas as informações e diretrizes do exame como: cronograma, inscrições, taxa, atendimento especializado e identificação.
No edital estão todas as orientações para o dia de aplicação, como o horário de abertura e fechamento dos portões para não chegar atrasado para o Enem.
2) Não se preparar para o Enem
Outro erro comum é não se preparar para o vestibular e o Enem. Esse é um dos principais erros de quem vai participar das provas e sonha com a vaga no ensino superior.
Outro ponto importante é lembrar que o Enem tem o sistema de correção baseado na Teoria de Resposta ao Item, a TRI, que não mede apenas o número total de questões certas, mas também a particularidade de cada questão da prova.
Assim, a nota atribuída considerando ainda o chamado "acerto ao acaso", também conhecido como "chute", o que leva a uma pontuação menor.
3) Não estudar por provas anteriores
As provas das edições anteriores são ótimas ferramentas para auxiliar os participantes do Enem a conhecerem o estilo das provas, para treinar o tempo médio necessário para responder às questões, além de ajudar a fixar os conteúdos.
Não utilizar esse recurso é estudar sem uma devida estratégia. Você pode encontrar as provas anteriores do Enem no Portal do Inep.
4) Não treinar a redação
De um modo geral, a redação é aplicada no primeiro dia do Enem e causa temor aos participantes pela surpresa que podem ter com o tema escolhido.
Não treinar a escrita também é um erro bastante comum no Enem. Isso é importante porque, caso não seja feito, impossibilita ao estudante ter um panorama sobre o que ele ainda precisa melhorar.
5) Não ler as instruções de prova
Por último, outro erro bem comum que pode acontecer no dia do Enem é o participante não ler as instruções de prova. Via de regra, na primeira página dos cadernos de questões estão as orientações sobre: número de questões, tempo disponível para a prova, avisos sobre o cartão-resposta e folha de redação, além de observações sobre as questões de língua estrangeira (quando for o caso) entre outras informações.
É importante ficar atento também para a divulgação dos locais de prova do Enem 2023
De acordo com o Portal Nacional da Educação, o local de provas será divulgado na próxima terça-feira, dia 24/10, após às 10h.
Neste cartão, o candidato encontra todas as informações essenciais, como endereço, número da sala e horários da prova, estarão disponíveis.
Agora que você já a lista dos erros mais frequentes daqueles que fazem ENEM, é só ficar atento e se preparar para garantir seu lugar!