Um foguete é uma máquina aeroespacial, que se movimenta expelindo um gás. Geralmente, o foguete transporta alguma carga (satélite) para o espaço, mas atualmente é possível realizar uma missão tripulada.
Veja alguns dos maiores foguetes da história.
Titan 1
O Titan 1 foi o primeiro foguete balístico internacional (com alcance maior que 5.500 km). Ele operou entre 1959 e 1962, com 70 lançamentos, sendo 53 realizados com sucesso e 17 com falhas.
Ele pertenceu à extinta Martin Company. O Titan 1 era movido por uma combinação de oxigênio líquido e querosene
Falcon 9
O Falcon 9 também é movido por oxigênio e querosene. Este foguete, por sua vez, é da Space X, de Elon Musk.
Foram 111 lançamentos, com 109 bem-sucedidos. É o único foguete dos EUA certificado para missões tripuladas, embora faça mais transporte de cargas (satélites).
Proton-M
O Proton-M é um foguete fabricado na Rússia, embora seja lançado no Cazaquistão. Os lançamentos pertencem à International Launch Services.
A primeira missão aconteceu em 2001 e, desde então, foram mais de 115 lançamentos, com 109 êxitos. Este foguete transporta satélites.
Antares
O Antares está em atividade desde 2013 e também transporta cargas. Até hoje, foram 17 lançamentos, com apenas uma falha.
Ele é considerado um foguete de tecnologia descartável, ou seja, não pode ser reaproveitada. Assim, a máquina tem que ser construída novamente a cada nova missão.
Ariane 5 -
Este foguete caracteriza-se por orbitar bem em volta da terra, com muita precisão. Ele pode transportar de dois a três satélites ou oito pequenas sondas espaciais. Foram 116 lançamentos, com 111 êxitos.
Curiosamente, todos os seus lançamentos são feitos na Guiana Francesa. Ele existe desde 1996. Em 2021, ele lançou o telescópio James Webb, um dos mais modernos de todos os tempos.
Atlas C -
Não há como falar de foguetes sem falar da família Atlas. Um deles data de 1958, o Atlas C. Foram seis lançamentos (três com sucesso), todos de carga, até 1959.
E você, curte Astronomia? Acompanha a evolução dessa tecnologia?