Já houve até caso de morte por causa do impacto. Saiba se proteger
Acidentes envolvendo panelas de pressão preocupam e algumas pessoas já até desistiram de usar esse utensílio. Vamos lembrar de casos recentes.
Em Luziânia, cidade de Goiás, uma panela de pressão explodiu na cozinha de uma casa. A câmera de monitoramento da casa gravou o momento do acidente.
No vídeo, dá pra ver Sphefanie na cozinha e Wesley na sala, descascando batatas no sofá.
A filha do casal, Gabriele, está na sala com o pai.
Stephanie percebe que algo está errado porque a panela parou de fazer barulho.
Ela sai da cozinha rapidamente e alerta o marido.
Wesley também se levanta para tirar a filha dali.
E é neste momento que ocorre a explosão. Wesley protege a filha enquanto o ambiente fica com destroços que voaram e fumaça.
A explosão da panela provocou destruição por toda a cozinha.
O susto foi tão grande que Stephanie desistiu de usar panela de pressão.
Em Mogi Guaçu, também em Goiás, outro caso (mais grave): a cozinheira Alminda Teixeira Neta, de 36 anos, trabalhava em seu primeiro dia num restaurante e as panelas estavam no fogo à esquerda.
De repente, uma panela explode e atinge em cheio a cozinheira, que cai no chão. Alminda morreu no local.
Em 2022, num bar em Ceilândia (DF), um homem montava espetinhos perto do fogão, onde um
De repente, a panela de pressão explode causando destruição na cozinha. Por sorte, ele estava a uma certa distância e escapou.
Também em 2022, no DF, uma mulher escapou porque tinha acabado de se afastar quando a panela explodiu. O feijão ficou espalhado nos destroços do fogão, destruído.
Bombeiros alertam que as pessoas devem ter atenção para a manutenção da panela de pressão e para a forma de uso. Veja as orientações.
Nunca se deve tentar acelerar a retirada da pressão, colocando, por exemplo, a panela embaixo de água corrente.
Ele diz que a panela deve receber manutenção diária com a limpeza correta
Os orifícios de saída do ar devem ficar sempre desobstruídos.
Isso deve ser checado tanto no pino como na válvula de controle da panela de pressão.
Outra obrigação é verificar a borracha de vedação da tampa.
A borracha não pode ter nenhum sinal de desgaste. Precisa estar íntegra, sem qualquer trecho que aparente estar desmanchando ou ressecando.
A panela também teve ter o selo do Inmetro, que comprova que ela passou por testes de segurança e está liberada para a comercialização.
E a pessoa deve respeitar a capacidade da panela, o limite de água. Dentro da panela há uma marca, com letras e/ou números, indicando o limite do uso.
Da mesma forma, não se deve usar bombril para a limpeza da panela, pois o aço vai corroendo o metal. O indicado é uma esponja que não arranhe a panela.
Outro cuidado é com o fogo embaixo da panela. Não deve envolver o fundo inteiro, mas, sim, ficar concentrado no centro da panela.
Todos os alimentos preparados na pressão podem também ser feitos em panela comum, só que durante maior tempo de cozimento.
Então, escolha entre esperar mais tempo e abrir mão da pressão. Ou ganhar tempo, mas ficar de olho vivo, com todas as precauções necessárias.