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Escola pública do Ceará fatura prêmio de melhor do mundo


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Uma escola pública do interior do Ceará venceu o prêmio Melhores Escolas do Mundo, desbancando instituições privadas dos Estados Unidos e da Europa.

reprodução / governo do ceará

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves fica na cidade de Carnaubal (CE), um município com apenas 17 mil habitantes.

wikimedia commons Raphael Lorenzeto de Abreu

O colégio cearense recebeu reconhecimento devido a um projeto inovador no qual os alunos têm acesso a atendimento psicológico gratuito, oferecido por profissionais voluntários.

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A premiação Worlds Best Schools (nome original) foi promovido pela plataforma britânica de educação T4 Education e começou em 2022.

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O concurso tem como objetivo reconhecer escolas que implementam práticas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida e da educação dos estudantes.

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A instituição brasileira concorreu na categoria "promovendo vidas saudáveis". De acordo com a organização do prêmio, 34 escolas do mundo todo participaram da categoria.

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Junto com o prêmio, a escola ainda vai ganhar uma quantia de 50 mil dólares (equivale a aproximadamente 246 mil reais).

- Imagem de MaryByrne por Pixabay

O dinheiro será empregado na construção de uma sala especial para oferecer apoio, onde os alunos poderão receber orientação ou assistência durante crises emocionais.

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"Temos um município bastante carente, então a rede pública não sustenta a demanda. As famílias, que não têm condições de arcar com o acompanhamento particular, muito menos", declarou o diretor da escola, Helton Brito.

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Segundo o professor Guilherme Barroso, que dá aulas de física na escola, ele notou que alguns alunos vinham se sentindo mais ansiosos e tinham dificuldades de se relacionar.

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Para lidar com essa situação, Barroso começou a procurar psicólogos dispostos a ajudar os alunos de forma voluntária, utilizando redes sociais e comunidades de terapeutas.

Ivan Aleksic Unsplash

Ele contou que muitos psicólogos não acreditavam que o projeto pudesse dar certo, mas isso mudou com o tempo.

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Atualmente, o projeto conta com a participação de 20 profissionais.

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As consultas são realizadas remotamente, seja na residência do próprio aluno ou em uma sala dedicada na escola, especialmente para aqueles que não têm acesso à internet ou um ambiente adequado em casa.

MChe Lee Unsplash

Os pais dos alunos desempenharam um papel crucial na criação do projeto. Os próprios funcionários da escola promoveram reuniões com os responsáveis a fim de discutir a importância do tratamento psicológico, uma vez que o tema ainda é considerado um tabu.

reprodução / youtube diário do nordeste

Atualmente, para os alunos que fazem uso do projeto, a primeira consulta sempre inclui a participação da família.

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De acordo com o diretor Helton Brito, normalmente a escola aguarda que os alunos iniciem a busca por atendimento. Contudo, os funcionários também observam sinais que podem indicar algum abalo emocional.

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Além disso, o projeto inclui uma parte dedicada à arte-terapia, coordenada por outra professora da escola.

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Nela, os alunos têm a oportunidade de participar de oficinas que envolvem atividades como crochê, pintura, artesanato, e muito mais.

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Essas atividades são para todos os estudantes, mesmo aqueles que não se sentem à vontade com sessões de psicologia.

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"Um dos grandes sintomas [de problemas de saúde mental] é a dificuldade do aluno socializar ou permanecer dentro de sala de aula. A arte-terapia busca essa integração", disse o diretor.

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A iniciativa deu tão certo que escolas do Brasil todo têm entrado em contato com professores do colégio cearense com o intuito de adotar projetos parecidos.

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Segundo a lei 13.985/2019, é obrigatória a participação de psicólogos ou assistentes sociais em escolas do Brasil todo.

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