História

Manuscrito do Século 18, no idioma tâmil, é achado na Armênia

Veja línguas antigas que ainda são faladas no mundo


Flipar

Um manuscrito do século 18 foi encontrado em um monastério armênio no norte da Itália, de acordo com informações do jornal "The Hindu".

Tamil Bharatha/Reprodução Twitter

De acordo com especialistas, o documento é referente ao século 18. Além disto, foi categorizado como "Língua Lamúlica" do Papiro Indiano do século 13. O idioma é o tâmil.

Tamil Bharatha/Reprodução Twitter

O Flipar mostra, na sequência, algumas línguas antigas que acompanham a humanidade até hoje.

Chamaeleon para Wikipedia

O primeiro ponto dessa viagem é que a formação da língua é feita de geração por geração e com desvios durante o tempo.

David Monniaux wikimedia commons

O Hebreu, por exemplo, deixou de ser usado por volta de 400 d.C, quando ficou preservado apenas na liturgia de judeus espalhados pelo mundo.

Jaroslav A. Polák/Wikimedia Commons

A mudança, porém, veio nos séculos 19 e 20, quando a língua teve um retorno que a fez se tornar o idioma do Estado de Israel. É uma língua semítica que pertence à família das línguas afro-asiáticas.

konevi pixabay

A língua basca é falada por nativos bascos que vivem em regiões da Europa (Espanha e França).

Foto: Chris Mitchell/ Wikimedia Commons/

A única certeza entre os pesquisadores é que ela existiu antes do surgimento das línguas românicas -- antes que os romanos chegassem com o latim, cuja derivação desenvolveu o francês, espanhol, português etc.

Imagem de Myriam por Pixabay

O Tâmil é a língua falada por 78 milhões de pessoas no mundo e reconhecida como idioma oficial no Sri Lanka e Singapura.

Wikimedia Commons/

É a língua clássica que teve mais permanência no mundo moderno. É hoje, portanto, uma das línguas mais comuns faladas pelo planeta.

Andromachos Dimitrokallis por Pixabay

Uma das línguas mais velhas ainda em atividade é o Lituano. O idioma que preservou mais sons e regras do Proto-Indo-Europeu (PIE), que é a língua que dizem ser falada cerca de 3,5 mil anos a.C.

Wikimedia Commons

É uma língua da família báltica - com quatro milhões de falantes. É também o idioma oficial da Lituânia.

Commons Wikimedia

O Farsi também entra nessa lista. É a língua falada hoje pela maioria dos povos do Irã, Afeganistão e Tajiquistão. O farsi é descendente direto do persa antigo.

Wikimedia Commons/PersianDutchNetwork

Um idioma que também se concentra no indo-europeu é o islandês. É uma língua nórdica falada por aproximadamente 320 mil pessoas na Islândia.

Wikimedia Commons/Dickelbers

O Islandês é considerado a língua mais conservadora das línguas escandinavas, com uma característica de estabilidade no idioma.

Imagem de Rebecca L por Pixabay

O macedônio é a língua oficial da Macedônia do Norte. É uma língua indo-europeia, que pertence ao grupo oriental e é parente próximo do búlgaro.

Wikimedia Commons

O finlandês é membro da família fino-úgrico. A língua é composta com palavras emprestadas de outras famílias ao longo dos séculos.

Wikimedia Commons

O georgiano é a maior língua cartevélica e conta com uma antiga tradição literária. É o idioma oficial da Geórgia e a língua materna de cerca de 4 milhões de pessoas no país e cerca de 500 mil no exterior.

Wikimedia Commons/Giorgi Abdaladze

O irlandês gaético está na família do ramo celta das línguas indo-europeias. Tem maior predominância na Irlanda e Reino Unido.

Wikimedia Commons