Imagina você morar em uma pequena cidade que sofreu uma sequência de assustadores 1.400 tremores em apenas 24 horas? Pois isso aconteceu em um dos países mais vulcânicos do mundo.
A pequena cidade de Grindavik, na Islândia, vem sofrendo com os tremores de uma erupção vulcânica e o governo declarou estado de emegência na região.
Cerca de 4 mil moradores precisaram ser despejados. Pelo menos 3.800 pessoas se abrigaram com parentes e amigos em outras cidades e cerca de 70 pessoas foram para centros de evacuação, segundo informações da Reuters.
Entre os moradores que precisaram deixar Grindavik, estava a brasileira Jéssica Costa, de 31 anos. Ela mora há 7 anos na região e contou do susto que levou por conta do abalo.
"Os tremores começaram de madrugada. O risco era que a cidade ficasse sem energia elétrica e água. Então o plano inicial era que teríamos 5 horas para pegar as coisas e deixar as casas. Mas os tremores ficaram muito fortes, e veio a ordem de evacuação imediata" contou ela para o G1.
Segundo o órgão oficial de meteorologia da Islândia (Icelandic Meteorological Office), todos os sistemas de monitoramento estão sendo acompanhados de perto em tempo real, especialmente perto de Grindavik, em busca de quaisquer indicações de mudanças repentinas.
A Islândia é um país que fica em cima de uma placa tectônica que se divide, afastando a América do Norte e a Eurásia ao longo da linha da Dorsal Mesoatlântica. O país é o lar de 32 vulcões ativos.
Apesar dos perigos vulcânicos, a Islândia é um destino muito procurado para turistas que pretendem se aventurar no frio. Muitos artistas se encantam pelas belezas da região.
É o caso da cantora Anitta. Ela aproveitou o aniversário de 30 anos na Islândia, de forma bem reservada, apesar dela postar registros da viagem.
A cantora, aparentemente, pôde andar tranquilamente pelo lugar. Ela postou várias fotos nas geleiras do país: "Quando você pensa que suas férias não podem ser melhores".
Nas redes sociais, os internautas não esconderam a admiração pela celebração da cantora na Islândia: "Linda", "Casa da Elsa", "Poderosa" e "Toda plena" foram alguns dos elogios que ela recebeu.
A Islândia é o nome de um país formado apenas por ilhas. São cerca de 40 ilhas, sendo a grande maioria desabitada. A principal ilha tem o mesmo nome e conta com cerca de 97% da população islandesa.
A Islândia tem cerca de 350 mil habitantes, sendo cerca de 330 mil moradores da ilha de mesmo nome. Depois, a segunda mais populosa é a ilha de Heimaey, com cerca de 5 mil moradores.
A Islândia fica entre os oceanos Atlântico e Ártico. O país fica ainda entre a Europa e a Groenlândia. Esta última, curiosamente, pertence à Dinamarca, embora fique na América do Norte.
A Islândia fica a cerca de 300 km da Groenlândia, 400 km das Ilhas Faroé, 800 km da Escócia e 1000 km da Noruega. A cidade mais populosa é também a maior cidade em extensão territorial, além de capital: Reykjavík (Reiquiavique, em português).
Reiquiavique tem 274 km² e cerca de 130 mil habitantes (220 mil em sua Região Metropolitana). Já a Islândia possui 102.775 km². O país está entre os mais ricos, desenvolvidos e verdes do mundo.
Outro fator importante é a segurança, sendo um dos lugares mais seguros do mundo, bem como os demais dos países nórdicos: Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia, além das regiões autónomas das Ilhas Faroé, arquipélago da Åland e Groenlândia.
O local transformou-se em grande polo turístico nos últimos anos, muito por conta do desempenho e do carisma da seleção masculina de futebol, que foi para a Copa de 2018. Bem ou mal, eles divulgaram a região.
A principal atração turística da Islândia é a neve. Para isso, busque ir no inverno local (o nosso verão). O nome do país, em inglês, é ilha de gelo (Iceland).
Na Islândia, é possível ver lagos e cavernas de gelo,além de muitas baleias em torno da ilha. O país também é rico em SPAs e parques aquáticos com águas termais.
Outra atração do país é poder ver a Aurora Boreal, principalmente entre outubro e março. Este é um fenômeno natural caracterizado pela formação de luzes coloridas no céu.