São 420 mil mortes por ano, no mundo, por causa de bactérias de alimentos
Todos os anos, 600 milhões de pessoas ficam doentes e 420 mil morrem por causa de doenças transmitidas por bactérias de alimentos, em todo o mundo.
Um dos maiores perigos são as bactérias que proliferam em alimentos mal conservados ou com prazo de validade vencido.
A Universidade de São Paulo analisou os principais hábitos dos brasileiros na hora de armazenar e preparar a comida.
ERRO 1 - Usar os mesmos utensílios para ingredientes crus e cozidos.
CORRETO: A tábua de carne, as colheres, os objetos de uso no preparo da refeição devem estar limpos quando forem tocar em comida cozida pronta para o consumo.
ERRO 2 - Lavar o frango na pia: quando a pessoa lava o frango, gotas de água podem respingar no pano de prato, em utensílios usados no preparo das refeições ou nos alimentos, causando contaminação por bactérias..
CORRETO: Não lave o frango antes de temperar ou colocar no fogão. Se fizer absoluta questão de lavar, trate de afastar tudo e depois limpe a pia para ter certeza de que não ficaram respingos com micro-organismos da carne.
ERRO 3 - Esperar a comida esfriar para colocar na geladeira: nesse tempo as bactérias podem se desenvolver no alimento.
CORRETO: Colocar a comida ainda morna na geladeira. A preocupação de causar defeito no refrigerador está ultrapassada. Geladeiras modernas aceitam bem os alimentos mornos.
ERRO 4 - Arrumar os alimentos na geladeira de forma aleatória: as prateleiras e a porta são projetadas para certos produtos.
CORRETO: Na prateleira mais alta, ficam o leite e seus derivados; na segunda, sobras de refeições; na terceira, alimentos em processo de descongelamento.
Os legumes, frutas e verduras devem ficar na gaveta. A porta armazena bebidas, geleias, temperos e conservas.
ERRO 5 - Manter alimentos além do tempo limite na geladeira.
CORRETO: Peixes, carnes e frios são conservados por até 3 dias; sobras de comidas, por 1 ou 2 dias; frutas, legumes e verduras, 3 a 7 dias; molhos de 20 a 30 dias.
ERRO 6 - Guardar carnes de forma errada na geladeira. Bandejas de isopor com os pedaços de carne (como são vendidas no mercado) não são recomendáveis.
CORRETO: Armazenar as carnes em potes ou plásticos como proteção. Carnes que só serão preparadas após 3 dias devem ficar no congelador.
ERRO 7 - Lavar frutas, legumes ou verduras apenas com água: essa limpeza não elimina os micro-organismos da superfície.
CORRETO: Os alimentos que são consumidos crus devem ser mergulhados numa solução de hipoclorito de sódio com água por 15 minutos. A medida é uma colher de sopa de hipoclorito para cada litro de água.
Depois de 15 minutos, é só lavar os alimentos em água corrente. OBS: legumes que vão ao fogo não precisam dessa limpeza profunda. O fogo mata os micro-organismos.
ERRO 8 - Não cozinhar de forma suficiente as carnes ou ovos
CORRETO: O núcleo dos alimentos deve alcançar uma temperatura mínima de 70 graus. Você pode usar um termômetro de cozinha para medir.
ERRO 9: Descongelar alimentos na temperatura ambiente. A liberação de água cria ambiente propício para as bactérias.
CORRETO: Descongelar na geladeira, nas prateleiras comuns. Ao descongelar aos poucos, na geladeira, além de evitar bactérias, consegue-se uma melhor textura dos alimentos.
Para quem tem pressa, é recomendado descongelar no microondas, que tem uma função para isso.
ERRO 10 - Não lavar as mãos antes de manipular os alimentos.
CORRETO: Lavar as mãos com água e sabão ou, se não houver uma pia, limpar as mãos com álcool em gel.
É necessário sempre lavar as mãos, também, após mexer em alimentos crus, pois os patógenos podem ser transferidos para outros produtos se as mãos não estiverem higienizadas.
E aqui vai um lembrete. É recomendável limpar a geladeira uma vez por mês. Assim, eliminam-se restos e manchas que servem de alimento para micro-organismos. As peças removíveis podem ser lavadas com detergente neutro.