Uma espécie de gincana promovida por um influenciador digital provocou a destruição de um patrimônio histórico da cidade de Paracatu, em Minas Gerais.
Na dinâmica, o influencer conhecido como César Rincón escondeu chaves premiadas que supostamente seriam revertidas em dinheiro ao redor da Praça da Igreja de Sant'Anna e pediu para que os moradores procurassem.
A praça é uma reprodução da igreja original construída em 1736 e está localizada em uma área tombada conhecida como Praça de Santana.
O influenciador disse que ficou surpreso com a quantidade de pessoas que toparam o desafio.
"Intenção é de realmente ajudar a população com valores em dinheiro e não de causar qualquer dano ao patrimônio. Entretanto, se for comprovado, pagará a quantia para reparar o patrimônio público danificado pela população", declarou.
Rincon se comprometeu a pagar pela reparação do dano ao patrimônio público se for comprovado que a população causou danos. Entenda o caso a seguir!
A caça ao tesouro organizada pelo influenciador César Rincon aconteceu na terça-feira à noite (07/11) e resultou na danificação de vários espaços públicos.
As tais "chaves premiadas", espalhadas pelo influenciador digital, prometiam um prêmio de R$ 5 mil.
O perfil do influenciador compartilhou uma foto da igreja na Praça do Santana, indicando que um dos prêmios estaria lá.
Essa informação fez com que muitas pessoas se dirigissem ao local. Alguns participantes chegaram até a escalar as paredes da igreja!
Depois do incidente, o próprio influencer postou imagens dos locais vandalizados com a legenda: Pô gurizada, aí não!.
Lixeiras, bancos, calçadas e postes de luz foram comprometidos.
Plantas foram arrancadas e a pintura da igreja também foi danificada.
Nós fizemos as averiguações e encaminharemos o valor dos danos para o Ministério Público, que será responsável por tomar as devidas medidas, relatou a historiadora Ívina Guimarães.
Segundo a Polícia Militar (PM), foi feito um registro de ocorrência para tomar medidas necessárias.
Os policiais destacaram que todos têm o direito de realizar eventos, contanto que as autoridades sejam informadas para garantir a segurança da comunidade e do patrimônio.
A Polícia Civil informou que, ao ser chamada, enviou peritos aos locais indicados. Eles coletaram vestígios que podem ajudar nas investigações. Até a manhã desta sexta-feira (10/11), ninguém havia sido detido.
O prefeito de Paracatu, Igor Santos (foto), se declarou e disse que reprova as ações de César Rincón.
Ele mencionou que o influenciador já é conhecido por organizar eventos desse tipo na cidade, todos sem a devida autorização dos órgãos municipais.
Em outubro, o influenciador chegou a ser detido pela polícia depois de ser pego surfando em um colchão puxado por uma caminhonete, numa cidade do interior do Mato Grosso.
Segundo a polícia, a ação, que foi compartilhada nas redes sociais, foi com o intuito de se promover.
Antônio César Rincon Filho nasceu em Cristalina (GO) e acumula quase 2 milhões de seguidores no Instagram.
Aos 23 anos, o influenciador se autointitula realizador de sonhos e ficou conhecido na internet por ostentar uma vida de luxo. Em algumas oportunidades, ele chegou a dar carros de luxo a seguidores.