Uma das três capitais da região Sul do Brasil, Curitiba é conhecida por uma série de característica que tornam a cidade única e um lugar especial para viver e visitar.
A região é conhecida mundialmente pelo seu compromisso com a sustentabilidade e inovação.
Capital do Paraná, Curitiba é famosa por ser uma cidade "que funciona". E recentemente um prêmio importante comprovou sua importância no cenário nacional e internacional.
A capital do Paraná foi eleita a cidade mais inteligente do mundo no World Smart City Awards, em Barcelona, na Espanha.
O prêmio é considerado um dos principais do mundo no quesito inovação e cidades inteligentes. Políticas públicas, programas, planejamento urbano, conectividade, sustentabilidade e ações de modernização são algumas avaliações feitas para conquistar tal honraria.
Curitiba conquistou o prêmio na categoria Cidades, vencendo Barranquilla (Colômbia), Cascais (Portugal), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas) e Sunderland (Reino Unido).
"2023 tem sido ano um muito especial. O Paraná é destaque nacional e internacional com cidades inteligentes, com diversos municípios e ecossistemas de inovação sendo premiados. Isso é fruto de um trabalho em conjunto, dos governos municipais e estadual, juntamente com o setor produtivo e sociedade civil, afirmou o secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel.
"Curitiba é a cidade mais inteligente do mundo em 2023, nos 330 anos de sua existência", exaltou o prefeito Rafael Greca.
Um ponto alto em Curitiba é seu transporte público, considerado um dos melhores sistemas de ônibus do país. A cidade é famosa por sua eficiência com estações tubo, ônibus de alta capacidade e integração com outras formas de transporte.
O urbanismo da cidade também mostra todo seu valor. Muitos parques e áreas verdes bem preservadas, como o Jardim Botânico, um dos cartões-postais da cidade.
Aliás, o Jardim Botânico é parada obrigatória para quem for visitar a cidade. Ele tem uma construção de vidro que é inspirada no Palácio dos Cristais em Londres. O local também abriga uma fonte dágua e jardins geométricos.
A Ópera de Arame, construída com estrutura metálica transparente, é um teatro que abriga 1500 pessoas e fica no meio de um lago e bastante verde em volta.
O Parque Tanguá, com sua ciclovia, pista de corrida, trilhas e muito mais, é também é um ponto turístico que se destaca em Curitiba.
Curtiba também tem uma vida cultural e artística vibrante. O Museu Oscar Niemeyer, o famoso "Museu do Olho", é uma referência arquitetônica.
Curitiba também possui relevância no esporte. A cidade abriga grandes equipes da elite do futebol brasileiro, como Athletico e Coritiba, e recebe anualmente grandes corridas como a Stock Car.
Localizado bem no centro de Curitiba, o Parque Barigui é um refúgio para a fauna paranaense e possui boa estrutura com quadras, churrasqueiras, quiosques, academia, restaurante e muito mais.
Famoso pelo "Natal na Avenida", o Palácio Avenida, um dos primeiros edifícios da cidade, foi inaugurado em 1929 e construído pelo imigrante sírio-libanês Feres Merhy.
Para celebrar a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Luz, Curitiba abriga a A Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais é um marco importante em Curitiba. A catedral é um local significativo para os fiéis e para os admiradores de arquitetura sacra e história religiosa.
Além do prêmio curitibano, o estado do Paraná foi eleito o estado mais inovador e sustentável do Brasil, segundo o ranking Bright Cities.