Ao subir ao palco novamente três dias após a morte da jovem Ana Clara Benevides, a cantora norte-americana Taylor Swift causou certa controvérsia por não ter comentado sobre o ocorrido.
No show, a cantora performou a música Bigger Than Whole Sky (Maior Que o Céu Inteiro, em português) que não estava presente no setlist da turnê. A própria Taylor já havia afirmado que não cantaria essa faixa nos shows.
A apresentação especial fez alguns fãs levantarem a hipótese de que o momento pudesse ter sido um tributo à jovem morta.
A letra da música fala de uma perda da cantora e uma despedida: Adeus, adeus, adeus; Você era maior que todo o céu; Você era mais do que um curto período de tempo; E eu tenho muito o que lamentar, diz um trecho.
Nas redes sociais, muitos internautas sentiram falta de uma homenagem mais direta e criticaram a cantora.
Ana Clara morreu na sexta-feira (17/20) após sofrer um mal súbito por conta do calor extremo dentro do estádio Nilton Santos.
Segundo a amiga, Daniele Menin, Ana Clara caiu desacordada durante a segunda música da apresentação.
Uma onda excessiva de calor vinha afetando diversos estados do Brasil nos últimos dias que antecederam ao show. No RJ, local do evento, a sensação térmica chegou a beirar os 60°C!
A própria cantora já havia afirmado que não iria comentar sobre a morte da brasileira durante os shows: "Eu não vou conseguir falar sobre isso no palco porque me sinto sobrecarregada com o luto, só ao tentar falar sobre isso", escreveu a artista nas redes sociais.
A empresa organizadora do evento, a Time for Fun (T4F), recebeu inúmeras críticas por não ter permitido a entrada de garrafas dágua no estádio.
Também havia relatos de que a oferta de água era escassa dentro do estádio.
A jovem chegou a receber atendimento médico dentro do estádio e depois foi encaminhada para o Hospital Salgado Filho, mas acabou não resistindo depois de sofrer uma parada cardiorespiratória.
Após ficar sabendo da morte da fã, a cantora publicou uma mensagem nas redes sociais e disse ter ficado de coração partido.
No dia seguinte da tragédia, alguns perfis nas redes publicaram um vídeo em que a cantora norte-americana aparece bastante ofegante depois de se virar de costas para o público, provavelmente resultado do forte calor na hora do show.
Taylor Swift se apresentaria sexta, sábado e domingo, mas por conta da morte da jovem e do calor que não deu trégua , a própria cantora decidiu pedir o adiamento do show de sábado (18) para segunda (20/11).
A T4F ressaltou que os ingressos de sábado serão válidos para esta segunda-feira e não será necessário apresentar nenhuma informação extra.
Quem optou pelo reembolso teve até às 6h desta segunda-feira (20/11) para fazer a solicitação pelo site oficial do evento.
Ana Clara era estudante do curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis, no Mato Grosso.
Um dia depois da morte da jovem, na madrugada de sábado (18) para domingo (19/11), um turista que estava no Rio só para assistir ao show da cantora foi morto durante uma tentativa de assalto na Praia de Copacabana. Três suspeitos foram detidos.
Eles inclusive já tinham registros criminais por delitos anteriores, sendo que dois deles foram pegos em flagrante na última sexta-feira (17/11) e liberados graças a uma audiência de custódia no sábado (18/11), ou seja, menos de 12 horas antes do homicídio.
A vítima era Gabriel Mongenot Santana Milhomem Santos, de 25 anos. Ele era estudante de engenharia espacial e tinha vindo de Minas Gerais para a apresentação da cantora deste domingo (19/11).
Segundo as primas de Gabriel, que estavam com ele no momento da abordagem, os criminosos se irritaram porque eles haviam deixado os pertences no carro.
Elas contaram que Gabriel estava cochilando na areia na hora que começou o assalto e acordou assustado. Nesse momento ele foi esfaqueado pelos bandidos.
Um dos criminosos, Anderson Henriques Brandão, já havia sido abordado pela polícia outras 56 vezes e já tinha 14 fichas criminais.
Já o autor da facada seria Jonathan Batista Barbosa (foto), de 36 anos. Ele e Alan Ananias Cavalcante o terceiro criminoso tinham sido presos um dia antes por furtar 80 barras de chocolate.