Às vésperas do julgamento, a cantora Shakira chegou a um acordo com as autoridades espanholas sobre a acusação de sonegar 15 milhões de euros em impostos. Esse valor gira em torno de R$ 80 milhões, na cotação atual. A colombiana diz que preferiu preservar o bem-estar dos filhos, frutos do relacionamento com o ex-jogador Piqué.
"Embora eu estivesse determinado a defender a minha inocência num julgamento que os meus advogados estavam confiantes que teria decidido a meu favor, tomei a decisão de finalmente resolver esta questão tendo no coração o melhor interesse dos meus filhos, que não querem ver sua mãe sacrificar seu bem-estar pessoal nesta luta", afirmou.
Shakira sempre se disse inocente, porém com o acordo terá que pagar uma multa de 50% do valor devido (cerca de 7,3 milhões de euros - mais de R$ 41 milhões). Além de um valor de 438 mil euros para evitar uma pena de três anos de prisão, de acordo com a Reuters.
Segundo as acusações, a cantora não pagou impostos entre 2012 e 2014. A tentativa de um primeiro acordo oferecida pelos promotores da Espanha foi recusada pela colombiana. Na época, ela citou que levava uma "vida nômade" devido à profissão.
Por outro lado, as autoridades afirmavam que Shakira ficou mais da metade de cada um dos anos vivendo em Barcelona, na Espanha, algo que a configura como devedora de impostos no país.
Em entrevista à revista Elle, a cantora citou que a agência tributária espanhola veio atrás dela quando soube que ela namorava o jogador de futebol Gerard Piqué. Para Shakira, eles enxergaram uma oportunidade: "é claro que viriam atrás daquele dinheiro de qualquer maneira".
Além de alegar preferir focar no bem-estar, Shakira disse que precisa "superar o estresse e o desgaste emocional dos últimos anos" para conseguir se concentrar nos filhos e na carreira.
A cantora disse que "as autoridades fiscais espanholas iniciaram um processo contra mim, tal como fizeram contra muitos atletas profissionais e outros indivíduos de alto nível".
Nos últimos anos, o fisco espanhol tem acusado outras celebridades de evasão fiscal. Entre eles, estão Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, que também pagaram multas milionárias.
Recentemente, a cantora se envolveu em uma grande polêmica com o término de seu casamento com Piqué. O fim do relacionamento foi cercado de acusações de traição, disputa pela guarda dos filhos, por dinheiro e indiretas musicais.
Eles se casaram em 2011. Uma curiosidade sobre os dois é que ambos nasceram no dia 2 de fevereiro. Ela é de 1977 e portanto tem 45 anos, enquanto o jogador é dez anos mais novo e está com 35 anos.
Depois de 12 anos, o casal anunciou a separação, e o caso ganhou destaque nas redes sociais. Isso porque ambos trocaram farpas publicamente. Eles se conheceram em 2010, na época da Copa do Mundo da África do Sul e tiveram dois filhos: Milan, de 9 anos, e Sasha, de 7.
"Lamentamos confirmar que estamos nos separando. Pelo bem estar de nossos filhos, que são nossa máxima prioridade, pedimos respeito à privacidade. Agradecemos a compreensão.", publicaram.
Contudo, a traição de Piqué veio à tona e tomou proporções mundiais. O ex-jogador de futebol traiu a cantora com Clara Chía, algo que foi descoberto de forma inusitada. A colombiana fez uma viagem a trabalho e quando retornou para a casa em que morava com o Piqué, notou que alguém havia comido sua geleia favorita. Por outro lado, o zagueiro não gostava do doce, o que intrigou a Shakira.
O acordo da separação especifica que os filhos Milan, de 9 anos, e Sasha, de 7, se mudariam para Miami com a mãe. Piqué exigiu o direito de vê-las ao menos dez dias por mês, porém só tem visto três dias, diz o jornalista espanhol Colate Vallejo-Nagera.
O clipe da música Shakira Bzrp Music Sessions 53, de Shakira, que manda indiretas para o ex Gerard Piqué, foi lançado em 11/1 e já teve mais de 100 milhões de views.
Na letra da canção, Shakira diz: "Eu valho duas de 22 (anos). Você trocou uma Ferrari por um Twingo. Shakira tem 45 anos; Clara, 22.
Depois do lançamento da música, Piqué apareceu em um evento dirigindo um Twingo, carro mencionado com desprezo por Shakira.
Em outro trecho, Shakira faz uma alusão ao nome de Clara: "Ela tem o nome de uma boa pessoa. Claramente, não é o que soa. Na foto, Clara com Piqué.
Em seguida, a cantora lançou outras músicas em meio à cutucadas no ex-marido. Entre elas, "Te Felicito", "Mononía", "TQG" e "Acróstico". "TQG" fez enorme sucesso e, segundo a empresa Findasense Data & Intelligence, a cada minuto que passa Shakira embolsa quase 20 euros pela obra.
"Ela está devastada por saber que está mulher se sentiu em casa, na casa que ela dividia com os filhos", disse uma fonte, acrescentando que a traição já acontecia há bem mais tempo do que se supunha.
Shakira residia próxima à ex-sogra, Montserrat Bernabeu. A cantora, então, colocou uma bruxa na varanda de sua antiga casa em Barcelona, na Espanha, para provocar a mãe do ex-marido Piqué.
A cantora colombiana Shakira e o produtor musical Bizarrap foram ao 'The Tonight Show Starring Jimmy Fallon' para receber 14 prêmios. O álbum mais recente dela atingiu recordes no Guinness World Records.
O hit 'Bzrp Music Sessions 53' quebrou quatro recordes mundiais. Dentre eles, a faixa latina mais rápida a atingir 100 milhões de visualizações e também a mais vista durante o período de 24h no YouTube. Além disso, foi a canção no Spotify, que passou pelo maior número de streamings em 24 horas e em uma semana.
Shakira voltou para casa com várias estatuetas do Grammy Latino, incluindo a de Canção do Ano pela faixa "Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53", uma música cheia de indiretas ao ex-marido, Gerard Piqué.
"Que felicidade! Este prêmio eu quero dedicar aos meus filhos, Milan e Sasha, porque prometi a eles que vou ser feliz. Prometi a eles que vão ter uma mamãe que vai rir com toda a sua risada, porque eles merecem", disse.
"Por isso, desde já, estou pensando no que está por vir, nas canções que vou escrever, nas turnês que estou para fazer, no público com o qual vou compartilhar isso. Porque, como disse um amigo, no passado já não há nada, só se recorda o futuro", completou ela.
Shakira quebrou um recorde e se tornou a primeira artista a ganhar o gramofone dourado de Canção do Ano em três décadas diferentes. Venceu em 2006 pela faixa "La Tortura", uma parceria com Alejandro Sanz, e em 2016 por "La Bicicleta", com Carlos Vives.
Além disso, a colombiana ainda ganhou mais dois prêmios: o de Melhor Canção Pop, também por "Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53", e o de Melhor Fusão/Interpretação Urbana por "TQG", parceria com Karol G.
Shakira é colombiana, da cidade de Barranquilla, no Norte do país e que tem 2 milhões de habitantes. O local é ainda palco de uma festividade folclórica importante no país: o Carnaval de Barranquilla.