A meditação em casa é uma excelente maneira para encontrar o equilíbrio e a paz interior em meio aos desafios do cotidiano  -  (crédito: Vlada Karpovich)

A meditação em casa é uma excelente maneira para encontrar o equilíbrio e a paz interior em meio aos desafios do cotidiano

crédito: Vlada Karpovich

No dia 21 de junho, o mundo celebra o Dia Internacional do Yoga, uma prática milenar que promove a harmonia entre o corpo, a mente e o espírito. Uma das maneiras mais eficazes de incorporar a tranquilidade ao nosso dia a dia é através da meditação.

Criar um cantinho de meditação em casa pode ser um passo transformador para cultivar a paz interior e reduzir o estresse. Não é necessário muito espaço ou recursos sofisticados, um ambiente tranquilo onde você possa se desconectar do mundo exterior e se reconectar consigo mesmo é o principal. Por isso, veja a seguir como fazer meditação em casa tendo um espaço só seu.

Veja como fazer um espaço para meditação em casa

Em primeiro lugar, se você está mesmo disposto a se dedicar à meditação, é fundamental escolher um lugar da casa em que se sinta leve e confortável. Mas, além disso, é importante que esse cantinho seja silencioso, bem ventilado e iluminado.

É fundamental escolher um lugar da casa em que se sinta leve e confortável

É fundamental escolher um lugar da casa em que se sinta leve e confortável

Getty Images Signature

A partir daí, acompanhe as dicas de como transformar esse espaço num lugar aconchegante e cheio de boas vibrações.

1. Escolha o espaço

A sacada do apartamento, o quarto, o quintal ou uma pequena sala podem ser usados para o seu espaço de meditação. Não é preciso muito. Basta um pequeno canto para colocar um tapete e algumas almofadas, além de outros objetos.

2. Defina as cores do ambiente

A partir da escolha do espaço, você pode personalizar o ambiente, deixando-o o mais agradável possível. E um dos itens fundamentais é o tom da parede e da mobília. Por isso, escolha cores serenas, como o verde claro e o palha. Mas, se você se sentir bem com tons escuros, não imponha limites, afinal de contas, eles também são inspiradores.

3. Deixe a luz natural entrar

Já imaginou fazer a sua sessão de meditação com os primeiros raios de sol da manhã penetrando no ambiente? Por isso, opte por espaços bem arejados, de preferência com portas de vidro e janelas largas.

4. Insira elementos naturais na decoração

A natureza é, em todos os momentos, uma grande aliada. Nesse sentido, escolha pessoalmente alguns elementos naturais para compor o seu espaço de meditação. Por isso, plantas, fontes de água e pedras são bem-vindas.

5. Aposte na aromaterapia

O aroma nos transporta para diferentes ambientes na nossa imaginação. Por essa razão, os cheiros têm poderes sensoriais muito fortes. Sendo assim, aposte na aromaterapia na sala de meditação. Portanto, use óleos essenciais, como lavanda, hortelã e camomila.

6. Na hora de meditar, esqueça as notificações

O cantinho da meditação deve ser usado somente para momentos de reflexão e de busca da paz interior. Nesse sentido, ao usar o smartphone deixe-o no modo avião para não receber chamadas ou notificações que venham a atrapalhar sua concentração. Além disso, você pode contar com um aparelho de som para ouvir músicas relaxantes.

A meditação em casa é uma excelente maneira para encontrar o equilíbrio em meio aos desafios do cotidiano. Além da meditação, também é importante fazer exercícios físicos e cuidar da saúde.

Aplicativos que podem te ajudar na meditação

Não foi por acaso que os downloads de aplicativos de meditação em casa aumentaram tanto. Esse recurso pode facilitar o seu momento de relaxamento caso você tenha alguma dificuldade. Portanto, caso prefira instalar um app, confira algumas sugestões:

Enfim, a maioria deles tem versões gratuitas e compatíveis com Android e iOS, além de muitos serem em português.

Quer acompanhar mais dicas?

Então continue acompanhando os conteúdos da coluna Casa e Decoração. Aqui você encontra dicas incríveis de decoração, reformas, organização, jardinagem e muito mais!

Continue lendo nossas matérias: Conheça 13 espécies de plantas medicinais fáceis de cultivar em casa