O porcelanato líquido, também conhecido como piso monolítico, está se tornando um sucesso nas casas brasileiras. Isso porque, ao contrário dos pisos comuns, ele traz um estilo sofisticado às casas além de uma resistência única à água, excesso de peso e à movimentação de móveis. Vem ver!

Afinal, o que é porcelanato líquido?

O porcelanato líquido é uma resina epóxi, brilhante e resistente aplicada sobre o piso de forma líquida, permitindo assim preencher todos os espaços do ambiente de forma uniforme.

Ao endurecer, essa resina assume a aparência de um único piso de porcelanato. Por isso é conhecida como porcelanato líquido, apesar de não ser de fato um porcelanato.

Esse tipo de piso surgiu em Dubai, sendo originalmente usado em locais com necessidade de transporte de máquinas pesadas, como hospitais e indústrias. Isso porque, ele é extremamente resistente. Porém, essa sua característica e as inúmeras possibilidades de estilo começaram a fazer sucesso nas casas europeias e, pouco depois, nas casas brasileiras.

Diferença do porcelanato líquido para tinta de piso

Ao contrário de uma tinta de piso, o porcelanato líquido cria uma camada de proteção mais espessa no ambiente, de até 10 mm. Devido a isso, consegue ser mais resistente, impermeável, livre de rachaduras, emendas ou falhas. Além de poder ser aplicado sobre qualquer superfície, como madeira, cerâmica, piso, concreto, entre outros.

Ainda, ao contrário de uma tinta de piso, o porcelanato não tem cheiro, e permite criar composições artísticas, efeitos marmorizados e, até mesmo texturas para o piso.

Vantagens do piso de porcelanato líquido

Além de se destacar pelo seu estilo único e incrível resistência, o piso monolítico seca com rapidez. Em torno de 12 horas ele já está seco e pronto para ser utilizado.

Ao contrário dos pisos comuns, ele traz um estilo sofisticado às casas além de uma resistência única à água

Reprodução Luminê Arquitetura

E, devido à sua estrutura resistente, se torna ideal para banheiros, cozinhas e locais com água, visto que não traz problemas como infiltrações, vazamentos, não acumula fungos e bactérias, e não é escorregadio.

Porém, por ser fino, liso e brilhante, o porcelanato evidencia qualquer imperfeição de aplicação. Por isso, é necessário que seja instalado por um profissional especializado.

Como aplicar o porcelanato líquido?

Para que o porcelanato líquido assuma sua propriedade líquida e, depois de seco, uma aparência de porcelanato, é feita uma mistura de resina em estado líquido e resinas de poliuretano.

Finalizada essa etapa, é necessário passar um selante e impermeabilizante no local antes de distribuir a mistura de resinas de forma nivelada e com qualidade.

E, caso se decida por manter um piso embaixo do porcelanato líquido, é necessário lixá-lo para que a resina possa aderir a ele.

Por ser fino, liso e brilhante, o porcelanato evidencia qualquer imperfeição de aplicação

Divulgação

Quanto custa para colocar o porcelanato líquido?

Dado a alta qualidade do porcelanato líquido, sua resistência, os produtos utilizados para sua aplicação e o cuidado exigido na sua instalação, é um produto que tende a ter um valor mais elevado, em torno de R$140 a R$300 reais por metro quadrado.

Porém, tendo em vista a beleza do piso e todas as suas vantagens, muitas casas brasileiras têm aderido a ele.

E aí, você também curtiu o porcelanato líquido?

Quer ficar por dentro de outras opções de revestimentos para casa? Continue acompanhando o portal Casa & Decoração e não perca nenhuma novidade.

Continue lendo nossas matérias:

 

compartilhe