O maximalismo vem surgindo como uma forte tendência de decoração que não tem medo de misturar estilos e tendências -  (crédito:  Freepik)

O maximalismo vem surgindo como uma forte tendência de decoração que não tem medo de misturar estilos e tendências

crédito: Freepik

Muito provavelmente, você já se deparou nas redes sociais com estilos de decoração que prezam pelo minimalismo, ou seja, a adoção da simplicidade, funcionalidade e organização do espaço, certo?

Em contrapartida, o maximalismo vem surgindo como uma forte tendência de decoração que não tem medo de misturar estilos e tendências, abraçando a liberdade criativa e a valorização da personalidade.

Se você ainda não explorou esse estilo vibrante e ousado, conheça a seguir o que é, como funciona e algumas dicas fáceis para adotá-lo no seu ambiente. Vamos lá?

O que é uma decoração maximalista?

Enquanto o minimalismo preza pela teoria de que “menos é mais”, a decoração maximalista é um estilo adepto a cores vibrantes, estampas audaciosas e uma mistura de texturas. Isso significa que, no maximalismo, não há regras rígidas, ou seja, cada detalhe oferece a possibilidade de criar um resultado rico e cheio de vida, que faz com que caos e harmonia se encontrem e dialoguem em um mesmo ambiente.

4 dicas simples para adotar uma decoração maximalista

Para criar uma decoração maximalista, não basta adicionar o que quiser, mas sim criar um espaço que expresse sua personalidade. Para isso, é necessário explorar muitas cores, padrões, texturas e objetos diferentes que, juntos, dão vida a um estilo único.

Portanto, escolha uma paleta de cores que combine bem, destaque pontos específicos, use estampas na medida certa e misture texturas que deixem tudo bem aconchegante e convidativo.

Confira algumas dicas para montar uma decoração maximalista atraente em qualquer ambiente:

1) Escolha cores vivas

Transforme seu espaço em um local repleto de cores vibrantes e harmoniosas, como vermelho, azul, amarelo e verde. Essas cores não só dão personalidade ao ambiente, mas também criam uma atmosfera cheia de energia e estilo.

Cores vivas como azul e amarelo são sempre bem vindas no maximalismo

Cores vivas como azul e amarelo são sempre bem vindas no maximalismo

Freepik

Além das cores, a iluminação é muito importante para destacar os detalhes e realçar texturas, formas e cores - portanto, não tenha medo de ousar nas combinações e use a luz a seu favor para valorizar cada elemento decorativo.

2) Adicione padrões e texturas variadas

Para criar um ambiente cheio de estilo, experimente misturar estampas em cortinas, tapetes e almofadas, equilibrando-as com elementos mais simples e sóbrios para não exagerar ou deixar visualmente confuso.

O conjunto de texturas e estampas são ideias para criar um quarto maximalista

O conjunto de texturas e estampas são ideias para criar um quarto maximalista

Freepik

Além disso, brinque com texturas diferentes como veludo, seda e couro para dar mais profundidade ao espaço. Assim, você cria um ambiente cheio de personalidade.

3) Misture móveis de diferentes estilos

Que tal combinar móveis antigos com peças contemporâneas em um mesmo espaço para criar uma mistura única de estilos? Por exemplo, uma cadeira moderna pode ficar ótimo ao lado de um armário vintage!

Móveis mais contemporâneas aliados são perfeitos para criar um ambiente maximalista

Móveis mais contemporâneas aliados são perfeitos para criar um ambiente maximalista

Freepik

4) Utilize objetos pessoais diversos

Exponha coleções de objetos que fazem parte do seu estilo, como livros, obras de arte e antiguidades. Aproveite também para misturar elementos decorativos diferentes, como quadros, pôsteres, vasos e esculturas.

Quer mais dicas relacionadas a decoração?

Então continue acompanhando os conteúdos da coluna Casa e Decoração. Aqui você encontra dicas incríveis de decoração, reformas, organização, jardinagem e muito mais!

Continue lendo nossas matérias: