Populares na Europa e na América do Norte, os Conversation Pits transformaram a maneira como as pessoas interagem em ambientes sociais -  (crédito: Naho kubota)

Populares na Europa e na América do Norte, os Conversation Pits transformaram a maneira como as pessoas interagem em ambientes sociais

crédito: Naho kubota

No mundo da moda, do design e da arquitetura, tendências vão e voltam ao longo do tempo. Um exemplo disso é o Conversation Pit, estilo de decoração que fez muito sucesso entre os anos 50 e 70 e que está voltando com tudo nos dias de hoje.

Populares na Europa e na América do Norte, os Conversation Pits transformaram a maneira como as pessoas interagem em ambientes sociais. Conheça um pouco mais sobre esse design icônico e como ele pode trazer um toque de sofisticação e conforto para o seu lar moderno.

Leia também:

O que é o Conversation Pit?

As famosas "salas rebaixadas", muito comuns nas décadas de 1960 e 1970, voltaram. O Conversation Pit é um espaço projetado abaixo do nível do chão do ambiente, especial para uma boa conversa, convivência, descanso e até mesmo assistir televisão. Sendo em espaços externos ou internos, ele está integrado aos demais ambientes da casa, mas separado visualmente por pequenos desníveis em degraus.

Hoje, com a crescente consciência sobre a importância da qualidade de vida e conectividade social, esses espaços ressurgem em uma versão mais moderna e despojada. Essa diferenciação amplia o ambiente, criando uma sensação de espaço arejado e iluminado, e também oferece um refúgio acolhedor para relaxar, graças à atmosfera proporcionada pelo rebaixamento do piso.

O Conversation Pit é um espaço projetado abaixo do nível do chão do ambiente, especial para uma boa conversa

O Conversation Pit é um espaço projetado abaixo do nível do chão do ambiente, especial para uma boa conversa

Reprodução/Bucalo

Exemplos de Conversation Pits que fizeram sucesso

Projetada em 1957 pelos arquitetos J. Irwin Miller e Xenia Miller em Indiana, a Miller House foi considerada pioneira dessa tendência. Inspirado pelo modernismo, o Conversation Pit da Miller House possui cinco degraus que descem para um piso com carpetes e um vasto sofá com travesseiros coloridos.

Outro exemplo interessante é o do TWA Flight Center, projetado em 1962 por Eero Saarinen no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York. Um espaçoso Conversation Pit vermelho que ajudou a popularizar a ideia de criar ambientes públicos e compartilhados para bate-papos.

Por que a tendência do Conversation Pit está de volta?

Os Conversation Pits estão retornando para as casas devido ao interesse renovado no design retrô e pela necessidade crescente de espaços que promovam conexão e afetividade em um mundo pós-pandêmico.

Após dois anos de isolamento social, as casas têm sido reinventadas como um refúgio para reunir família e amigos, conexões afetivas valorizadas em lares brasileiros autênticos. O Conversation Pit, com sua proposta de facilitar diálogos e interações, se integra perfeitamente ao design contemporâneo, criando um ambiente ideal para esses momentos de união e convivência.

O que caracteriza os espaços Conversation Pits?

Os Conversation Pits são ambientes bastante característicos, que criam uma atmosfera íntima e reservada e adicionam um toque de luxo à casa. Sendo quadrangulares ou circulares, são projetadas com degraus para acesso e costumam contar com sofás sob medida, almofadas, carpetes e outros elementos que deixam o ambiente ainda mais aconchegante.

Os espaços rebaixados podem ser internos, mas também são aplicáveis em áreas externas, como decks de piscina ou varandas. Em espaços externos, é comum encontrar grandes lareiras próximas aos sofás, incentivando a convivência ao ar livre.

Os espaços rebaixados podem ser internos, mas também são aplicáveis em áreas externas, como decks de piscina ou varandas

Os espaços rebaixados podem ser internos, mas também são aplicáveis em áreas externas, como decks de piscina ou varandas

William Abranowicz / Tua casa