Cientistas da Austrália encontraram uma cobra venenosa conhecida por ser "um dos répteis mais perigosos" do mundo, com três presas afiadas, resultado de uma mutação genética raríssima. A víbora da morte – com o réptil é chamado — foi vista durante um programa de coleta de veneno no Australian Reptile Park, um zoológico da cidade de Nova Gales do Sul.

Normalmente, a cobra tem apenas duas presas, usadas para caçar sapos, lagartos e pássaros. Seu ataque é conhecido pela velocidade, sendo capaz de capturar uma presa em menos de um décimo de segundo.

"O Australian Reptile Park não tem registro de uma cobra de três presas na coleção há pelo menos 20 anos. Nesse período, abrigamos milhares de cobras e fizemos centenas de milhares de ordenhas", disse o zoológico em comunicado. 

Cobra com três presas funcionais é encontrada na Austrália

Cobra com três presas funcionais é encontrada na Austrália

Australian Reptile Park

As víboras da morte tem presas mais móveis que outros tipos de cobras. Sua mordida pode ter mortalidade de até 60% em humanos. 

Segundo Billy Collet, um dos cientistas responsáveis pela descoberta, a cobra mutante está no programa há sete anos e agora desenvolveu a nova presa. "Isso é algo que nunca vimos antes. Temos essa víbora da morte no programa de veneno há cerca de sete anos, mas só recentemente notamos a terceira presa. Achei que ela simplesmente cairia com o tempo, mas um ano depois, e ela ainda está lá!", disse, em entrevista. 

A terceira presa é funcional, ou seja, produz veneno, o que a torna ainda mais venenosa. Ela produz o dobro do veneno de uma cobra “tradicional” da mesma espécie. Mas ainda não foi esclarecido se isso ocorre pela presa extra ou por outro motivo.

"Eu estava ordenhando-a um dia e notei que ela tinha duas presas de um lado. Então notei que ao ordenhar, o veneno sai de ambas as presas. É bizarro. Isso é muito raro. Nunca vi uma terceira presa funcionando assim. Na verdade, me deixa muito nervoso ordenhar essa garota”, brincou. 

"Infelizmente, não sabemos realmente o que causou o desenvolvimento da terceira presa e atualmente não temos instalações para executar nenhum teste. Foram encontradas 3 outras cobras com presas na Austrália, mas pelo que podemos descobrir, não houve nenhuma víbora da morte com 3 presas registrada", declarou um porta-voz do zoológico à LiveScience.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia


Apesar de ser uma das cobras mais perigosas do mundo, a víbora de três presas está ajudando os cientistas a salvar vidas. Isso porque seu veneno extraído é usado para a fabricação de soros e medicamentos. 

compartilhe