A bolsa de valores brasileira deveria receber estrangeiros com queda dos juros, o que não está ocorrendo -  (crédito: Nelson Almeida/AFP – 26/8/18)

A bolsa de valores brasileira deveria receber estrangeiros com queda dos juros, o que não está ocorrendo

crédito: Nelson Almeida/AFP – 26/8/18


Não é difícil entender por que os investidores estrangeiros estão saindo em debandada da bolsa brasileira. A ingerência indevida do governo federal nos movimentos da Petrobras e da Vale assusta os acionistas e escancara o risco que é investir no Brasil. Em relatório, o banco americano JPMorgan destacou que as pressões políticas acabam por desanimar investidores. Isso explica por que os estrangeiros continuam retirando dinheiro da bolsa brasileira, a despeito do ciclo de queda de juros, que deveria atrair capital de risco. Em 2024, eles já sacaram R$ 21 bilhões do país – e o ano mal começou. Para efeito de comparação, a bolsa registrou em 2023 captação positiva de R$ 56 bilhões. Ainda mais chocante do que as interferências do governo federal nos rumos da Petrobras é a pressão política sobre a Vale, uma empresa de controle privado que deveria seguir o seu rumo sem dar satisfação aos políticos de ocasião.

Vivo aumenta aposta na automação residencial

A operadora de telefonia Vivo aposta na diversificação dos negócios. Para isso, a empresa está usando a capilaridade de sua rede formada por 1,8 mil lojas para popularizar a automação residencial. A vertical de casa inteligente é uma das áreas estratégicas para o crescimento da companhia, que no ano passado registrou aumento de 40% nas vendas de dispositivos como lâmpadas, câmeras e balanças inteligentes. A contratação de serviços de suporte e instalação aumentou 64% em 2023.

Carros elétricos dominarão mercado global em 2030

A supremacia dos veículos movidos a combustíveis fósseis tem agora data para acabar. Segundo estudo feito pela Agência de Energia Internacional (IEA), eles serão ultrapassados pelos modelos elétricos já em 2030 – a previsão anterior era 2035. De fato, a curva dos carros a eletricidade é ascendente. Em 2020, eles respondiam por 4% do mercado global de automóveis. Em 2023, o índice estava em 18%. A pesquisa também mostrou que a Noruega possui a frota mais eletrificada (88% do total) do mundo.

Estados Unidos apertam o cerco contra o TikTok

Segundo aplicativo de rede social mais baixo no mundo em 2023, o chinês TikTok enfrenta agora um desafio que poderá comprometer o seu poderio global: os Estados Unidos querem banir a plataforma. Um novo projeto enviado à Câmara dos Deputados do país argumenta que o TikTok é prejudicial aos jovens, vicia e não protege os dados de seus usuários. Se a iniciativa avançar, representará um grande baque. Cerca de 150 milhões de americanos utilizam a rede social frequentemente.

“O atual processo sucessório do CEO da Vale vem sendo conduzido de forma manipulada, não atende ao melhor interesse da empresa, e sofre evidente e nefasta influência política”

Luciano Duarte Penido
Conselheiro independente da Vale, em carta de renúncia ao posto que ocupa na mineradora

R$ 10 bilhões

é quanto um grupo de grandes empresas que integram a iniciativa “Inovação Financeira para Amazônia, Cerrado e Chaco” pretende investir, até 2030, para financiar projetos de agricultura sustentável na América do Sul

Rapidinhas

  • A Eletrobras e a empresa de engenharia Paul Wurth assinaram um acordo para a produção de hidrogênio renovável e combustíveis sintéticos. A parceria resultará na construção de uma planta de 10 megawatts – é uma capacidade 37 vezes superior à da plataforma de desenvolvimento de hidrogênio renovável da Eletrobras localizada em Itumbiara (GO).
  • Ambientalistas europeus encontraram um novo inimigo para combater: os SUVs, sigla para veículos utilitários esportivos. Um grupo conhecido como “Tyre Extinguishers” percorre, durante a noite, grandes capitais do Velho Continente esvaziando pneus de SUVs estacionados. Eles argumentam que os carrões emitem poluentes em demasia.
  • O balanço de 2023 da fabricante alemã de materiais esportivos Adidas representou um marco, mas pelo lado negativo. A empresa teve prejuízo de 75 milhões de euros no ano passado – foi a primeira vez em 30 anos que suas demonstrações financeiras fecharam no vermelho. O resultado se deve às vendas fracas nos Estados Unidos.
  • O setor aéreo brasileiro vive um período de aumento consistente da demanda. Em fevereiro, a Latam transportou 2,6 milhões de passageiros em voos domésticos, o que significou um avanço de 8% em relação ao mesmo mês de 2023. Todo o setor trabalha com a expectativa de crescer perto de dois dígitos em 2024.