Porto de Nanquim, no leste de Jiangsu, na China -  (crédito: STRINGER/AFP)

Porto de Nanquim, no leste de Jiangsu, na China

crédito: STRINGER/AFP

O apetite dos fabricantes chineses pelo mercado de veículos no Brasil não para de crescer – e agora inclui até o segmento de caminhões. Entre os seus planos para o mercado brasileiro, a GWM planeja introduzir por aqui pesados movidos a hidrogênio, além de caminhões médios e urbanos. A GWM está de olho em um setor em expansão.

 

No primeiro semestre de 2024, as vendas de caminhões no Brasil somaram 55,4 mil unidades, o que significou um aumento de cerca de 10% em comparação com o mesmo período do ano passado. Com os recordes em série quebrados pelo agronegócio, a tendência é de que números como esses continuem em expansão. Não à toa, há diversos projetos em andamento.

 

 

No fim do ano passado, a montadora chinesa XCMG apresentou seu primeiro pesado movido a eletricidade. Os caminhões são responsáveis por transportar 65% do PIB brasileiro, o que dimensiona a importância desses veículos para a atividade econômica do Brasil.

 

 

Sede da Uber em São Francisco, na Califórnia

Sede da Uber em São Francisco, na Califórnia

Josh Edelson/AFP

 

Uber passa a oferecer carros 100% elétricos

A Uber trouxe para São Paulo uma iniciativa que tem feito sucesso na Europa e nos Estados Unidos: a oferta de carros 100% elétricos para seus passageiros. Desde a semana passada, os usuários da plataforma podem escolher carros na categoria batizada de “green”, composta por modelos movidos a eletricidade. Se a iniciativa vingar, será levada para outras regiões do Brasil. Em junho, a Uber e a montadora chinesa BYD assinaram um acordo que prevê levar para as ruas 100 mil veículos elétricos da marca.

 

“Se você não consegue tolerar críticas, não faça nada novo ou interessante”


Jeff Bezos, fundador da Amazon

 

Chile supera Argentina e passar a atrair mais brasileiros

 

 

Pela primeira vez em muitos anos, a Argentina deixou de ser o destino internacional preferido pelos brasileiros nas férias de julho. Um levantamento feito pela agência Maxmilhas constatou que o Chile passou a liderar a preferência dos turistas – o país é visto pelos visitantes como mais amigável e seguro, além de ter preços convidativos. Segundo o Serviço Nacional de Turismo do Chile, o número de brasileiros que visitaram o país em 2024 aumentou 75% em relação ao mesmo período do ano passado.

Turistas visitam o Parque Nacional Torres del Paine, no Chile

Turistas visitam o Parque Nacional Torres del Paine, no Chile

Johan Ordonez/AFP

 

Estudo revela principais causas de acidentes aéreos no mundo

 

 

Os motivos para a queda do avião da companhia Voepass em São Paulo, que deixou 62 mortos, deverão demorar um bom tempo para serem revelados. Enquanto as investigações avançam, vale a pena observar estatísticas sobre acidentes aéreos no mundo. De acordo com levantamento realizado pelo banco de dados on-line Plane Crash Info, que reúne informações de tragédias aéreas desde 1950, falhas humanas respondem por 49% dos episódios, seguidas por falhas mecânicas (23%) e fatores climáticos (10%).

 

Rapidinhas

  • A gigante americana de comércio eletrônico Amazon fechou parceria com as redes sociais TikTok e Pinterest para que os usuários possam comprar produtos sem sair dos aplicativos das plataformas. O acordo foi firmado um ano depois de a empresa ter realizado iniciativa parecida com a Meta, controladora do Facebook e Instagram.
  • O braço de investimentos do Bradesco comprou uma participação de 50% no banco da montadora americana John Deere. “Com essa joint venture, a John Deere visa incrementar seu portfólio e diversificar suas opções de financiamento para equipamentos, peças e serviços”, afirma Jorge Sivina, diretor regional da John Deere Financial.
  • A Sem Parar, empresa especializada em meios de pagamentos automáticos, vai ingressar no ramo da saúde. Em parceria com a plataforma Avus, passará a oferecer serviços de telemedicina, exames e descontos em medicamentos. Fundada em 2016, a Avus é um aplicativo que possui rede credenciada em todas as regiões do país.
  • O mercado de cannabis avança no Brasil e começa a gerar diferentes negócios. Entre 15 e 17 de novembro, a cidade de São Paulo receberá a ExpoCannabis, feira voltada para empreendedores do setor. De acordo com os organizadores, ao menos 300 empresas já confirmaram presença no evento, que também contará com palestras e debates.