Vai à folia? Fique esperto e antes de sair leia este alerta para não se tornar vítima de golpes financeiros durante o carnaval. Nas festas de rua, em bloquinhos e trios elétricos, o que mais ocorre são furtos e fraudes. Enquanto você se diverte, o bandido fica esperto para ganhar uma grana em cima do desavisado.
A aglomeração somada à distração dos foliões é o contexto ideal para que os criminosos se aproveitem e apliquem golpes. Dárcio Dias, gerente de Prevenção a Fraudes do Sicoob, aconselha equilibrar a diversão com a atenção.
“Além dos furtos e roubos de celulares, criminosos enganam as vítimas para conseguir vantagens financeiras a partir de fraudes que, muitas vezes, são simples de serem combatidas”, explica.
Para Dárcio, seja aproveitando o feriado nos bloquinhos de rua ou até longe do agito, viajando com a família, é preciso estar atento. Por isso, o especialista separou algumas orientações sobre procedimentos que podem ser adotados para evitar aborrecimentos:
Troca de cartões de crédito/débito – O criminoso se passa por vendedor comum e entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão. Aproveitando-se de um momento de distração do comprador, presta atenção na senha que está sendo digitada. Ao finalizar a compra, o cartão é trocado pelo vendedor por um cartão similar. A troca só é percebida depois. Confira se houve alguma cobrança extra, pelo aplicativo da sua instituição financeira.
Atenção na maquininha – Se a maquininha apresentar visor danificado ou o vendedor não lhe mostrar o valor na tela, não aproxime o cartão, não digite a senha. No caso de cartões que pagam por aproximação, proteja-se diminuindo o limite.
Lojista – Cuidado com sua maquininha. Mantenha o terminal perto do local do pagamento. Isso evita furtos ou trocas indevidas por terceiros. Se o comércio possuir diversas maquininhas de cartão, procure utilizar formas de identificá-las, evitando a perda dos equipamentos.
Comerciante – Vai vender por link de pagamento Sipag? Compras com tíquete médio elevado apresentam maior risco de fraude, obtenha o máximo de dados do cliente e, em caso de qualquer suspeita, não libere a mercadoria, produto ou serviço. Entre em contato com a central de atendimento para apurar os riscos e realizar suas vendas de maneira segura.
Furto/Roubo de celulares – Ative as configurações de segurança, como o duplo fator de autenticação, bloqueio de aplicativos por biometria e senhas. O ideal é o bloqueio de tela inicial com biometria facial/digital e o bloqueio automático de tela.
SMS, e-mail ou ligações – Não clique em links enviados por SMS ou e-mail, por mais que a mensagem seja alarmista. Desconfie de ligações vindas de “centrais de atendimento”. O golpista tem técnicas para se passar por funcionário de instituições financeiras e quer coletar informações pessoais, como senhas, pelo telefone. Nunca forneça dados sensíveis em ligações. Em caso de dúvida, entre em contato com sua instituição financeira. (Isabela Teixeira da Costa/Interina)