

Veja dicas para prolongar a vida útil dos calçados
Não empilhe sapatos e botas, o ideal é guardá-los em caixas. Outros cuidados são a limpeza com produtos adequados, ventilação e graxa
Mais lidas
compartilhe
SIGA NO

Toda mulher ama sapatos. Segundo os homens, somos verdadeiras centopeias. Podem nos chamar do que quiserem, temos prazer em calçar bem porque sabemos que 90% da elegância está ali, nos pés.
Não sei quantas mulheres são como eu: ou tenho o pé pesado ou não sei andar direito, pareço um trator, pois sempre estrago a ponta dos meus sapatos. Tinha um primo muito querido, bem mais velho do que eu, Simão, que gostava muito de mim e vivia me colocando apelidos. Um deles era “Macadame”. Passo por cima das coisas sem ver e os sapatos sofrem com isso.
15/05/2024 - 04:00 No Dia da Família, quem sabe é a hora de voltar às boas com algum parente? 17/05/2024 - 04:00 Luta contra a homofobia não pode se limitar a este 17 de maio 18/05/2024 - 04:00 Precisamos romper o silêncio sobre o abuso e a exploração sexual infantil
No fim de semana, estava procurando por alguns modelos – estou precisando de uma renovada – e vi, no Instagram da Equipage, dicas ótimas para manter os pisantes novos. Achei interessante, acabei pesquisando mais e decidi colocar algumas dicas aqui para ajudar leitores que sejam como eu.
Em primeiro lugar, não empilhe sapatos e botas. O ideal é guardá-los em caixas. Se as caixas não couberem na sapateira, deixe-os de pé, um ao lado do outro. Se for guardar em caixa, faça alguns furos nela. Depois de usar o calçado, deixe-o tomar ar de um dia para o outro.
Faça limpeza sistematicamente, mas use produtos específicos para couro, nobuck, tecidos, etc. Cuidado com os produtos de limpeza, pois eles podem danificar a peça. Use sempre esponja macia ou pano de algodão para limpar o couro. Se ele estiver molhado, seque-o bem ou coloque jornal dentro, para absorver a umidade.
Confira se o material aceita limpeza com água antes de molhá-lo. Nobuck, por exemplo, pode estragar se molhar. Em camurça e tecido, use escova de cerdas macias. Calçados em lona e PVC são mais resistentes e podem ser limpos com produtos específicos para eles.
A parte interna de todos os modelos pode ser limpa com lenço umedecido ou pano úmido com água e sabão neutro. Após limpos, os calçados devem secar ou arejar à sombra, em local bem ventilado. Use escova para limpar bem a sola, principalmente se ela for tratorada.
Ao limpar couro branco, utilize borracha escolar para “apagar” manchas. Pasta dental ajuda a clarear o solado de calçados brancos. Aplique pequena quantidade do produto numa escova de dentes e esfregue o solado. A pasta deve ser branca, sem corantes. Pó dental também serve.
Com as botas é a mesma coisa. Tente guardá-las na caixa se tiver espaço para isso. Ah, mantenha o enchimento para não perderem a forma.
Engraxe sapatos de couro após estarem completamente limpos. A função da graxa não é só fazer brilhar, mas hidratar o couro e evitar que ele resseque. Não guarde sapatos em local úmido como banheiro, por exemplo.
Outra orientação dos especialistas: não use o mesmo par dois dias seguidos. A transpiração do corpo deixa os sapatos úmidos, o que causa mau cheiro. Ao revezar pares, damos a eles a ventilação necessária para evitar a proliferação de fungos e bactérias.
Se o sapato tiver mancha fresca de gordura, aplique talco ou amido (maizena) na área afetada. Essas substâncias absorverão a oleosidade e, após quatro ou cinco horas, você poderá retirar o excesso usando escova. Para tons de café, o melhor é aplicar borra de café em vez de amido ou talco. O processo é o mesmo.
O vinagre ajuda a acabar com odores desagradáveis dentro do calçado. Umedeça uma bola de algodão com vinagre de 6% ou 9%, use-a para esfregar o sapato por dentro. Depois disso, é só deixar as peças ao ar livre.
Sapatos fechados ou feitos de borracha e plástico, como sapatilhas, não permitem ventilação, facilitando a produção de suor e, consequentemente, mau cheiro. Para resolver o problema, use talco nos pés ou diretamente nos sapatos; coloque saquinhos de bicarbonato de sódio dentro do calçado e limpe bem antes de usá-lo; coloque cascas de laranja, limão ou tangerina bem sequinhas dentro dos sapatos de noite e retire no dia seguinte.
Outra dica: congele os sapatos, pois o frio do congelador elimina bactérias e fungos que causam mau cheiro. Coloque o calçado em sacos plásticos selados no congelador por uma noite, mas confira primeiro o material do qual ele é feito. (Isabela Teixeira da Costa/ Interina)
As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.