Projeto da arquiteta Maikyanne Sudré faz parte da CasaCor Minas Gerais, no Espaço 356, no Bairro Olhos D'Água -  (crédito: Instagram/reprodução)

Projeto da arquiteta Maikyanne Sudré faz parte da CasaCor Minas Gerais, no Espaço 356, no Bairro Olhos D'Água

crédito: Instagram/reprodução

 

 

Indústrias do polo moveleiro de Ubá vão apresentar 10 produtos desenvolvidos por cinco designers da região na CasaCor Minas Gerais – mostra de arquitetura, arte, design de interiores e paisagismo. Os móveis foram produzidos exclusivamente para o evento, sob curadoria do designer mineiro Gustavo Greco, um craque, com apoio e mentoria do Sebrae Minas.

 


Indústrias e designers terão a oportunidade de atrair potenciais compradores na rodada de negócios que integra a programação.

 


A CasaCor Minas Gerais será aberta na sexta-feira (26/7) e vai até 15 de setembro, no Espaço 356, no Bairro Olhos D'Água, em Belo Horizonte.

 

 


Vão compor o ambiente Living Galeria as mesas de centro e de lateral, cadeiras, poltronas e sofás projetados pelos designers Noemi Arruda, Lucas Azevedo, Geicy Toledo e pela Formato Objeto, fabricados pelas indústrias Árvore de Minas, Artezi Estofados, Cyrne Decor, House Deccor, Kavin Estofados Robério Teixeira da Silva, Lazza, LM Home Decor, Mapes Design, Montanhas Móveis e Sparta Móveis.

 


O espaço exclusivo do Sebrae Minas na CasaCor foi projetado pela arquiteta ubaense Maikyanne Sudré. Inspira-se nas riquezas e destaques locais, como a famosa manga ubá e o compositor Ary Barroso, nascido naquela cidade mineira.

 


“O projeto acolhe a concepção da ancestralidade das construções com tons terrosos, materiais naturais e texturas. Criamos jardim vivo com referências que direcionam à galeria que apresenta os trabalhos das indústrias. Em seguida, é apresentado o living de uso abraçado pelo jardim e formas que trazem leveza e aconchego”, explica a arquiteta.

 


A analista do Sebrae Minas Reginamaria Loures ressalta a importância da participação do polo ubaense no evento. “A mostra é verdadeira vitrine para profissionais e indústria moveleira ganharem relevância e fortalecerem suas marcas. Nosso objetivo é destacar a qualidade e a diversidade dos móveis produzidos em Ubá, dando mais visibilidade às indústrias locais para se tornarem mais conhecidas e conquistarem cada vez mais clientes”, afirma.

 


Um dos maiores do Brasil e o maior polo moveleiro de Minas Gerais, o complexo de Ubá abrange 600 empresas em 25 municípios, gerando cerca de 20 mil empregos diretos. A fabricação de móveis naquela região teve início na década de 1960, em pequenas marcenarias que produziam utilizando a madeira de caixotes.

 


O crescimento das indústrias chamou a atenção do Sebrae Minas que, em 1996, começou a trabalhar para o fortalecimento do setor em parceria com o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind). Em 2009, a instituição apoiou a implementação de uma iniciativa pioneira para reforçar a competitividade do Arranjo Produtivo Local (APL).

 


Com base em estudos sobre os hábitos de consumo mundiais e mudanças ocorridas nos polos fabricantes de móveis na Europa, foi construída nova visão de futuro para o APL de Ubá, identificando-se quatro áreas prioritárias de melhoria: ponto de venda, gestão de produtos (design), produção e logística.

 


Em março de 2024, o programa Idear começou a ser pilotado em Ubá. A iniciativa do Sebrae Minas tem como objetivo promover e fomentar novos negócios, além de apoiar a participação de indústrias e designers em grandes eventos do setor, como a CasaCor Minas Gerais.

 


A iniciativa propõe a reflexão sobre a importância da criação de peças exclusivas e conceituais, tendo o designer e o processo criativo como aliados para gerar diferencial competitivo no mercado. As indústrias do polo também participam de encontros empresariais e de negócios, além de visitas técnicas a eventos e empresas de referência no mercado.