A incontinência urinária afeta pessoas em todo o mundo. No Brasil, estima-se que cerca de 10 milhões convivam com o problema, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). A condição é muito comum com o avanço da idade, mas, infelizmente, chega cercada de estigmas, levando muitas mulheres a adiarem a busca por tratamento.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

 


Para evitar maiores transtornos, há paliativos, como o uso de absorventes diários, mas o ideal mesmo é conscientizar as mulheres sobre a importância de tratar o assunto com naturalidade.

 



 


Buscando quebrar barreiras, a marca Plenitude convidou a urologista Lilian Fiorelli para esclarecer alguns pontos, destacando os sinais de alerta que indicam a hora de buscar ajuda médica.

 


Os impactos da incontinência urinária vão além do desconforto físico, afirma Fiorelli. Pesquisas da International Continence Society (ICS) realizadas em 2023 revelam que a condição pode reduzir significativamente a qualidade de vida, afetando aspectos emocionais, sociais e profissionais.

 


Estudos como o Epidemiology of Incontinence in the County of Nord-Trondelag, de 1997, mostram que cerca de 70% das mulheres que apresentam sintomas de incontinência podem melhorar sua condição com diagnóstico precoce e tratamento adequado.

 

 


No entanto, muitas pacientes postergam a busca de ajuda por vergonha ou por acreditarem que o problema é consequência inevitável do envelhecimento.

 


“Não há motivos para se envergonhar. Procurar um especialista é um ato de cuidado e amor próprio”, diz a doutora Lilian Fiorelli.

 

 


A seguir, a especialista aponta os cinco principais sintomas de alerta que indicam a necessidade de buscar ajuda especializada:

 


1. Sentir urgência para urinar. A vontade surge de forma súbita e é difícil de controlar, muitas vezes levando a episódios de perda involuntária de urina.

 

2. Mesmo após urinar, pode continuar a sensação de que a bexiga não foi completamente esvaziada.

 


3. Acordar mais de uma vez para urinar durante a noite. Essa necessidade, chamada noctúria, pode ser um sinal de que há algo errado e é hora de procurar orientação médica. Mas também pode ser um alerta para diabetes.

 


4. Sintomas de infecção urinária, mas não há infecção. Sensação de ardor ao urinar e necessidade frequente de ir ao banheiro, mas sem a confirmação de infecção urinária, podem ser indício de incontinência urinária.

 


5. A perda involuntária de urina ao tossir, rir ou realizar atividades físicas pode ser um dos sinais mais evidentes e preocupantes de incontinência urinária.

compartilhe