Estande na COP29, em Baku, no Azerbaijão -  (crédito: Paulo Guerra/EM/DA Press)

Estande na COP29, em Baku, no Azerbaijão

crédito: Paulo Guerra/EM/DA Press

A Presidência da COP29 chegou hoje a um acordo com a participação de mais de 90 governos e mais de 1.000 membros da comunidade de tecnologia digital, incluindo empresas, organizações da sociedade civil, e organizações internacionais e regionais sobre Ação Digital Verde.

 


A Declaração foca em como a digitalização pode impactar positivamente a questão climática e para isso debruça-se sobre princípios que abordam a melhoria da eficiência energética, a promoção do acesso digital inclusivo, a geração e utilização de dados para decisões relativas a clima, além de pressionar a indústria digital a assumir a responsabilidade por sua pegada ambiental.

 

 

 


Amanhã a COP29 não funciona e o clima geral é de apreensão. As negociações estão mais lentas do que o esperado, poucos países apresentaram suas metas nacionais de redução das emissões (NDC), as negociações sobre os critérios de mensuração da adaptação climática andam a passos de tartaruga e não há qualquer indício de que as negociações da Nova Meta Coletiva de Financiamento (NCQG) chegarão a um consenso.

 

Siga o nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia


Agora é esperar que os negociadores utilizem o dia de descanso para pensar em alternativas que levem a um acordo.