EXCLUSIVO- A TV Globo tem um grande desafio para os próximos dois anos: convencer Eliana a esperar a liberação de Marcos Mion para o Big Brother Brasil, em 2026, quando o canal pretende encerrar o Caldeirão e apresentar uma nova proposta para que Eliana ocupe o espaço na grade com o próprio programa.

Apesar da apresentação do Caldeirão ter caído no colo do Mion com a saída de Fausto Silva - e a natural ida de Luciano Huck para os domingos - a Globo contratou Mion para que ocupasse o cargo de apresentador do Big Brother Brasil no lugar do Thiago Leifert. Mion só não entrou ainda na atração por causa de uma cláusula do seu contrato com a Record, que prevê um período de três anos sem que o comunicador pudesse apresentar um reality show na televisão aberta após deixar a emissora. O período vence no final de 2025 e a alta cúpula do canal deseja direcionar o apresentador para o reality em 2026 e liberar Tadeu Schmidt para novos projetos dentro da emissora.

Neste mesmo desenho, a Globo pretende finalizar o ciclo do Caldeirão e inserir na programação de sábado um novo projeto nas mãos de Eliana. Entretanto, os diálogos dentro do canal estão centrados agora em um dilema: como ganhar tempo para executar o contrato de Eliana. Este mesmo colunista já vem falando que uma fonte na direção de contratos do canal considerou "impulsiva" a atitude da emissora em concordar com sete condições de Eliana para a assinatura do documento.

De acordo com fontes na direção de contratos do canal, Eliana e a emissora teriam acordado que seu programa - embora não datado em contrato - poderia estrear na grade aberta em abril de 2025, quando o canal divulga sua nova programação anual, ou na segunda fase em julho, três meses depois. O prazo dependeria da formatação e produção da atração. 

Este colunista obteve com exclusividade sete cláusulas do contrato acertadas entre Eliana e a emissora. A primeira delas fala da exclusividade na programação dominical. Durante a reunião com o canal, Eliana teria exposto sua vontade de estrear na programação dos domingos em razão de todo trabalho que teve na última década para se consolidar com o público dominical.

A emissora e a apresentadora entenderam que o melhor plano seria estrear sua nova atração após a exibição do Esporte Espetacular, por volta das 12h. Nesse passo, a emissora encerraria com a exibição de filmes aos domingos. Eliana ficaria no ar até por volta das 15h, quando passaria a programação para o futebol, ou para o colega Luciano Huck. O pedido pela permanência de um projeto aos domingos teria sido selado, porém não datado no documento.

O segundo pedido de Eliana ao canal pode causar um pequeno ruído entre os apresentadores e a própria emissora. Isso porque a Globo teria atendido o pedido da comunicadora para que seu nome configurasse a principal marca da atração. Há algum tempo a emissora optou por descentralizar o nome dos programas em cima dos apresentadores. Foi quando Domingão do Faustão virou Domingão COM Huck, Caldeirão COM Mion, Encontro COM Patrícia Poeta, e por aí vai. A ideia era não atrelar o nome da atração especificamente ao nome do apresentador, como era antigamente o Domingão DO Faustão, para que as atrações tivessem continuidade natural caso tenha a necessidade de substituir os apresentadores. No caso de Eliana o nome da atração ainda não foi definido, mas a emissora teria validado o seu pedido.

A terceira exigência teria sido o tempo de duração do programa. Eliana teria exigido pelo menos duas horas de atração no ar. A Globo teria previsto uma atração de cerca de 2h30, contanto com os comerciais e intervalos.

A quarta exigência da comunicadora teria sido autonomia total para negociar publicidades na atração, e recusar campanhas com marcas que não estejam de encontro ao que a apresentadora acredita ser ideal para sua imagem e seu público.

Uma quinta exigência da apresentadora seria também autonomia para formar sua própria equipe. Isso significa também poder levar outras pessoas que trabalham há anos com a comunicadora para o seu novo time. Isso também quer dizer que estaria aberta dentro do canal a possibilidade para Eliana levar seu companheiro de atração, Thiago Barnabé, que ficou conhecido no Brasil todo com seu personagem da Narcisa. 

O sexto tópico descoberto por este colunista não se pauta muito em termos de exigência, mas sim o acordo financeiro firmado entre a empresa e a apresentadora. O montante negociado teria sido R$ 2,5 milhões mensais, mais a participação em cima das cotas comerciais da atração. 

No contrato, consta também um sétimo termo, como um adendo, especificando que o canal e a apresentadora posteriormente voltariam a conversar apenas para resolver uma pendência: se o programa seria ao vivo ou gravado.

 CONVECER ELIANA

Embora contrato de Eliana com o canal esteja pautado nos domingos, a entrega do The Masked Singer Brasil, bem como o Saia Justa, foi uma boa opção para a emissora ganhar tempo. Estas mesmas fontes do canal revelam que o objetivo da alta cúpula é convencer Eliana a mudar de ideia em relação aos domingos, e por isso já vem concentrando forças nos diálogos internos para que o primeiro desenho citado na mesa da direção geral da emissora seja concretizado em 2026. 

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