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Inscrição Minha Casa Minha Vida 2025: veja como fazer

Se você tem direito ao Minha Casa Minha Vida, mas ainda está em dúvida em como fazer as inscrições, continue a leitura. Te explicamos tudo sobre.

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Por Lara Valgas

Você tem o sonho de conseguir uma casa própria, viu que tem direito ao Programa Minha Casa Minha Vida mas não sabe qual o próximo passo? Pensando nessa dúvida, nós trouxemos aqui um roteiro para te ajudar a se inscrever e aproveitar as vantagens desse financiamento imobiliário.

Mas, antes de começar a falar sobre a inscrição no Minha Casa Minha Vida 2025, é importante que você entenda em qual faixa de renda você está inserido. Isso porque são elas que determinarão como você deve fazer seu cadastro. 

A seguir, te mostramos quais são essas faixas, como elas interferem na conquista da sua casa própria e como você deve se inscrever.

 

Inscrição Minha Casa, Minha Vida 2025: renda familiar de até R$2.640,00 (faixa 1)

Se a sua renda familiar bruta mensal atender a esse requisito, você poderá conseguir um subsídio de até 55.000 reais, contando com taxa de juros a partir de 4% anualmente. 

Para você ter acesso a essas vantagens, você deve procurar a prefeitura do seu município e realizar a inscrição no Cadastro Habitacional, lembrando que para isso você deve estar inscrito no CadÚnico. Dessa maneira, se houver imóveis Minha Casa Minha Vida disponíveis para venda  na região, a prefeitura envia uma lista com o seu nome para a Caixa Federal.

A partir daí, a Caixa se certifica que você está de acordo com as regras do programa e encaminha os resultados de volta para a prefeitura. Por fim, a prefeitura divulga a lista dos candidatos selecionados.

Se você for convocado,  basta apresentar a documentação necessária e assinar o contrato.

 

Inscrição Minha Casa, Minha Vida 2025: renda familiar entre R$2.640,00 e R$4.400,00 (faixa 2)

Nessa faixa de renda você não tem direito ao subsídio e a taxa de juros anual varia entre 4,75% e 7%. Além disso, a contratação também é um pouco diferente. Ao invés de procurar pela prefeitura você deve encontrar uma casa ou apartamento por conta própria. Seja com a ajuda de uma construtora ou de uma imobiliária.

Depois disso, é hora de entrar em contato com um Correspondente CAIXA Aqui ou diretamente na agência da CAIXA. Então, a sua documentação e do imóvel serão analisadas para verificar se está tudo de acordo com as regras do programa. 

Por fim,  serão apresentadas as condições para o financiamento. Feita a validação e aprovação, você assina o contrato de financiamento.

 

Inscrição Minha Casa, Minha Vida 2025: renda familiar entre R$4.400,00 e R$8.000,00 (faixa 3)

Por fim, nessa faixa de renda você não tem direito ao subsídio e a taxa de juros anual está disponível a partir de 7,66%.  Embora essa seja a taxa mais alta do programa Minha Casa Minha Vida, ela consegue ser mais baixa que qualquer outra taxa usada pelos bancos. Aqui, a inscrição ocorre da mesma maneira que na faixa de renda 2.

Contudo, compor essa faixa de renda não é suficiente, pois existem também outras condições que você deve atender. São elas:

  • não ter imóvel próprio;

  • não utilizar o imóvel para fins comerciais.

  • não ter recebido benefício habitacional anteriormente;

  • não ter financiamento habitacional em seu nome;

Em resumo: 

A imagem mostra um fluxogram para inscrição Minha Casa Minha Vida 2025, orientando os passos conforme a renda familiar.

A imagem mostra um fluxogram para inscrição Minha Casa Minha Vida 2025, orientando os passos conforme a renda familiar.

Reprodução Educando seu Bolso

3 dicas para facilitar a inscrição Minha Casa Minha Vida 2025

1. Organize sua documentação

Antes de solicitar o financiamento, certifique-se de que toda a sua documentação esteja em ordem. Assim você pode poupar tempo e evitar imprevistos com os prazos estabelecidos. Os principais documentos são: 

  •  Documentos pessoais: RG e CPF, certidão de casamento ou nascimento;

  •  Documentos de renda: contracheque, carteira de trabalho, recibos de prestação de serviços, extrato bancário, declaração de imposto de renda;

  • Comprovante de residência.

2. Comprove sua renda corretamente

A renda familiar bruta mensal é o principal critério para definir em qual faixa do programa você se encaixa e o valor do subsídio. Então, tenha em mãos os comprovantes de todas as pessoas da casa que contribuem financeiramente. Se você for autônomo, declarações de renda, como recibos e extratos bancários mostram sua movimentação financeira.

Por fim, verifique se não há contas pendentes, pois pessoas inadimplentes não podem se inscrever. 

Você pode consultar se está inadimplente clicando aqui

 

 3.Escolha um imóvel compatível com o programa

Para conseguir o financiamento Minha Casa Minha vida, é essencial que ele atenda aos seguintes requisitos:

  • Área mínima de 41,5m² para apartamentos  e de 40m² para casas;

  • Presença de varanda nos apartamentos;

  • A moradia deve estar na malha urbana, com acesso a transporte público, rede de esgoto, água encanada e iluminação.

Conclusão

Conseguir um financiamento imobiliário está longe de ser um processo simples. No entanto, quando as taxas cobradas no Programa Minha Casa Minha Vida são comparadas aquelas praticadas no mercado, é notável o quanto elas são mais baixas. Essa economia se torna ainda maior se você tiver direito ao subsídio, já que pode ganhar até 55.000 reais de desconto. Além disso, ele tem um amplo alcance, beneficiando desde famílias carentes até famílias classe média. Assim sendo, caso você tenha o sonho da casa própria, não deixe de verificar se você tem direito e fazer sua inscrição.

As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.

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