Isabela Lapa
Isabela Lapa
Especialista em marketing e estratégia de posicionamento para empresas e marcas pessoais. Fundadora do Coisas de Mineiro e uma apaixonada por cultura, viagens e gastronomia.
GASTRONOMIA EM PAUTA

Um roteiro gastronômico em Monte Verde

O distrito de Camanducaia é repleto de experiências gastronômicas em meio à beleza das araucárias

Publicidade

Distrito de Camanducaia, Monte Verde está a aproximadamente 1600 metros de altura, e é considerado um destino romântico e intimista, em razão da paisagem natural e das araucárias, que são típicas na região da Mantiqueira.

Contudo, seja a dois, em família ou em um grupo de amigas, atrações não faltam por lá. E eu discordo de quem diz que “só vale a pena ir no inverno.” Eu já estive na região 4 vezes, sempre em períodos diferentes do ano, e todas foram igualmente agradáveis e belas.

Pela proximidade com o estado de São Paulo, grande parte dos turistas da região são paulistas, mas eu te falo: vale o trajeto.


Além da qualidade da estrada, a região tem um aconchego ímpar, várias atividades turísticas como trilhas, passeios de 4x4, quadriciclo, galerias de arte, pistas de gelo, falcoaria, e claro, as ruas repletas de charmes e aconchego, que escondem excelentes opções para quem ama gastronomia.

E esse é o meu convite para a nossa conversa de hoje... Vou te levar a um roteiro gastronômico pela região!

Em Monte Verde não faltam opções para almoçar e jantar, mas o Villa Donna Bistrô está entre uma das paradas obrigatórias, pelo conceito ímpar da casa. Além do ambiente lindo e intimista, o cardápio é riquíssimo e os pratos contam com ingredientes sazonais, de produtores locais.

Não é um lugar para ir com pressa, afinal, tudo é feito na hora, do jeito que tem que ser. Mas quando a comida chega à sua mesa, ela surpreende pela apresentação, pelo sabor e pela harmonia entre os ingredientes.

Agora, se você é do tipo que acredita que as melhores histórias começam quando as taças ficam vazias, eu recomendo muito que tire uma noite para visitar o agradável Wine Not Bar. Em um ambiente charmoso, discreto e com um deck super romântico, a casa oferece vinhos em taça com valores diversos, mas muito atrativos.

A proposta é que você deguste várias opções enquanto experimenta os pratos e petiscos do cardápio, que são deliciosos e que também são elaborados com ingredientes de pequenos produtores.

Para os cervejeiros de plantão a sugestão é um passeio na Fritz Bier, uma cervejaria local que conta com um cardápio repleto de petiscos especiais e também faz uma interessante visita guiada à fábrica, mostrando o processo de produção e de conservação da cerveja.

No bar da cervejaria eu recomendo que você experimente o Pastel de barriga de porco com catupiry. É um clássico da casa, muito crocante e com um recheio bem marcante.

Se quiser adoçar seu passeio com chocolates e sobremesas especiais, visite a loja do Chocolate Montanhês. As tortas são leves e extremamente saborosas e o atendimento é muito gentil. Lá também tem ótimas opções de presentes para você comprar para amigos e pessoas especiais.

Agora, vou te dar uma dica extra, que quero muito que você anote: pegue seu carro e vá almoçar no restaurante alemão Rasselbock . Ele não fica no centrinho de Monte Verde, mas é espetacular tanto pela comida, quanto pelo ambiente e pela vista linda das árvores e da natureza.

Tire parte do dia para conhecer o lugar, tomar boas cervejas e relaxar. Lá cada prato tem uma história e o chef Christian Batui tem o objetivo de preparar os pratos do jeito que aprendeu em casa, sem nenhuma adaptação.

Antes de ir embora, passe na Casa da Tia Nata para comprar geleias, ver o espaço charmoso onde elas são produzidas e dar comida para os esquilos. No jardim da casa tem vários e é muito divertido.

Por fim, não deixe de provar as Prímulas, da Fábrica de Chocolate Gressoney. O doce é típico de lá e tem um sabor particular: lembra um pão de mel, mas não é. Ele é uma combinação de 2 biscoitinhos, com uma camada de doce de leite, cobertos por chocolate. Seja com chocolate amargo ou chocolate branco, posso te afirmar que o sabor é realmente único.

Com essa seleção de lugares, a viagem está pronta! É só escolher uma companhia, arrumar a mala e pegar a estrada. De preferência, com uma boa trilha sonora.

Para saber mais sobre gastronomia, cultura, turismo e serviços em Minas Gerais, me acompanhe no @coisasdemineiro. Também estou diariamente no @isabelalapa.

As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay