Celebração do Dia de Santo Antônio, comemorado hoje, se estende até sexta (14/6) com festança no Belvedere
 -  (crédito: Beto Novaes/EM/D.A Press – 15/7/10)

Celebração do Dia de Santo Antônio, comemorado hoje, se estende até sexta (14/6) com festança no Belvedere

crédito: Beto Novaes/EM/D.A Press – 15/7/10

 

No calendário oficial, hoje (13/6) é dia de orações e festejos para Santo Antônio. Mas a festança para o santo casamenteiro, pelo menos em Belo Horizonte, vai se prolongar até amanhã (14/6), com a comemoração organizada por Denise Magalhães na Verde Que Te Quero Verde, no Belvedere.

 

Devota do santo, a empresária sempre comemorou a data. Começou quando sua flora funcionava na Rua Maranhão, em Santa Efigênia. Foram mais de seis edições com renda destinada ao Asilo Santo Antônio, em Caxambu. A mudança da loja para Lourdes inviabilizou a continuação da festa, que só no ano passado foi retomada no novo endereço, mais amplo do que o anterior. Este ano, a renda será revertida para o Recanto do Menor.

 

 

 


• DOCES E SALGADOS


A estrutura física da Verde é uma beleza, a festa em meio a tantas flores é um charme. Mas de nada valeriam a solidariedade de quem colabora, a delicadeza da decoração, a animação da quadrilha Feijão Queimado, se não fossem as delícias da época. Na parte da frente da loja, serão montadas barraquinhas de mestres da culinária de excelência de Belo Horizonte: Cantídio Lanna, Buffet Rullus e Buffet Vó Jovina. Nos fundos da Verde, em um dos espaços mais charmosos da cidade, ficará o ponto para doces de Mariana Laender. A festa de Santo Antônio conta com patrocínio e apoio do Mater Dei, Marias Bonitas de Lourdes, Elevé, Somatos, BH Supermercados e Tom sobre Tom, para citar alguns. A noite será animada também pelo DJ Válber.

 

• LUTERO


“Variações Goldberg”, uma das principais obras de Johann Sebastian Bach, e suas cantatas estão no programa do concerto que o pianista argentino Alberto Heller fará em 19 de junho, às 20h, na Igreja Luterana da Paz (Rua Dona Salvadora, 37, Serra). A Igreja Luterana está comemorando 200 anos de presença no Brasil. Na capital mineira, serão dois concertos dedicados a Bach, que trabalhou como músico luterano. O próximo será com o organista da Catedral de Montreal, Louis Salvador, que estará em Belo Horizonte no final do ano.

 

• XENHENHEM


O trio Baile Perfumado – Gabi Dominguez (voz), Grazianni Riccio (sanfona) e Victor Latinivoz (voz e percussão) – e a DJ Marina Bonita são atrações de sábado (15/6), no Madame Geneva, no Luxemburgo, com clássicos da música regional e sucessos do pop internacional “trajados” de xaxado, xote e baião. A pista abre às 19h.

 

 

Cristiano Xavier sorri, sentado no galho de uma grande árvore

Cristiano Xavier lança seu segundo livro, "Treelogia", no próximo sábado (16), na Livraria da Rua

Acervo pessoal

 

 

• “TREELOGIA”


O fotógrafo Cristiano Xavier marcou para sábado (15/6), na Livraria da Rua, na Savassi, manhã de autógrafos que marca o lançamento do livro “Treelogia” (Vento Leste Editora, 220 páginas). A obra é dividida em "Gênese" (onde as árvores são retratadas em detalhes), "O dia" (manifesto da união indissolúvel entre a luz e a existência) e “A noite” (o autor mostra as árvores e os segredos do universo). Os registros foram feitos no sertão de Minas Gerais, Arábia Saudita, Argentina, Bolívia, Brasil (Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pará), Butão, Canadá, Chile, China, Cuba, Estados Unidos, França, Ilha da Madeira, Indonésia, Irã, Islândia, Itália, Mongólia, Namíbia, Nepal, Noruega, Panamá, Peru, Tanzânia e Ilha de Socotra (Iêmen).

 

Mineiro de Belo Horizonte, Cristiano Xavier é fotógrafo desde 1998 e ganhador de diversos prêmios internacionais – entre eles, o primeiro lugar no concurso mundial International Landscape Photographer of the Year 2017. Com 25 anos de carreira, o profissional morou durante alguns anos nos Estados Unidos. Transitou em diversas áreas da arte de fotografar, trazendo a natureza em sua essência.