Para muitos, "Então é Natal", na voz de Simone, causa arrepios de tanto que esta canção tocou. Para outros, é pura emoção. Nesta época cheia de significados, a cantora baiana, grande intérprete da MPB, reina absoluta. O agudo da americana Mariah Carey em “All I want for Christmas is you” também provoca reações de amor e ódio. Como Natal sem discussão à mesa não é Natal, a coluna entra no clima e pergunta: afinal, só tem Simone e Mariah para garantir a trilha sonora desta noite?

 

 

“Simone é uma das grandes vozes da música brasileira, seu talento impressionou o mestre Quincy Jones, gênio que produziu discos de Michael Jackson, Frank Sinatra, Ivan Lins e Milton Nascimento”, elogia o rapper, pesquisador e jornalista Roger Deff.

 

 

Simone vem reinando nos lares do Brasil com "Então é Natal", versão da música de John Lennon

Instagram/reprodução

 

 

“'Então é Natal' se tornou um clássico involuntário. Digo involuntário porque a música parece ter marcado a carreira da cantora mais do que ela desejava ou imaginava. A despeito de qualquer opinião, esta canção, na voz da Simone, faz parte do nosso imaginário pelo grande talento que ela é”, acrescenta.

 



 


Mariah Carey, na avaliação de Roger Deff, é outra cantora incrível. “Ela vai do mais sofisticado ao mais pop com muita facilidade.E tem aqueles agudos, uma de suas marcas mais reconhecidas, dado seu impressionante alcance vocal”, argumenta. “Não é uma cantora que ouço muito atualmente, mas revisitei
'All I want for Christmas is you' e achei que funciona bem, tem o espírito festivo, embora não esteja exatamente dentro do meu gosto pessoal. Mas é questão de preferência mesmo.”

 

 

 

Para Maurício Tizumba, Simone e Mariah são fenômenos da música que conseguiram emplacar com emoção canções natalinas.“'O velhinho', 'Então é Natal' e o clássico de Assis Valente, 'Boas festas', estão no meu repertório há uma eternidade, tudo com Simone”, afirma. “Carey imortalizou o
hit 'All I want for Christmas is you', com um som pop. O Natal fica mais emocionante com estas músicas. Gosto do Natal, pois nele podemos tirar muitos exemplos para vida. Bons e ruins”, afirma.

 

Massificação

 

O carnavalesco Gustavo Queixinho considera as canções de Simone e Mariah importantes por serem símbolo desta época. “O chato é a massificação”, comenta. Para ele, “Imagine”, de John Lennon, é outro tema natalino.

 

O jornalista Rodrigo James diz que ainda consegue ouvir Mariah Carey, “porque tem uma bossa diferente, traz alegria no jeitão dela. É música de Natal pra cima e isso me agrada”. Já Simone, para ele, não dá mais. “Nem sou só eu. A música tem tocado bem menos. As pessoas estão ouvindo mais a versão original do John Lennon, que um dia também foi considerada velha e acabada. Como tudo é cíclico...”, observa James.

 

 

A sambista Aline Calixto revela que, quando criança, aguardava a canção de Simone todos os anos, pois esta música “oficializava” o Natal. “Com o tempo, foi ficando meio cansativo. Nada contra, mas já não dava mais aquele gostinho de Natal. A música é um marco, mas não me encanta como quando era criança”, diz.

 

“Para dizer bem a verdade, não gosto muito nem de Simone nem de Mariah. Além das canções em si, ainda há o peso da repetição atrapalhando. Parece que todo mundo só consegue ouvir estas duas na época de Natal, mas tem muita coisa bacana para ouvir”, afirma a cantora.

 

 

 

AS PREFERIDAS

 

• BRUNO CAPELAS
Jornalista

 

“Happy Xmas”, de John Lennon
“River”, de Joni Mitchell
“Boas festas”, de Assis Valente
“Os meninos da Mangueira”, de Ataulpho Jr.

 

• ROGER DEFF
Rapper e jornalista

 

“Someday at Christmas”,
de Stevie Wonder
“Christmas in New Orleans, de Louis Armstrong, Benny Carter e orquestra
“Mês de dezembro é festa”, de Mano Brown
“Christimas in hollys”, de Run DMC

 

• RODRIGO JAMES
Jornalista

 

“White Christmas”, de Bing Crosby
“Jingle bells rock”, de Bobby Helms
“We wish you a merry Christmas”, canção tradicional inglesa
“Papai Noel, velho batuta”, de Garotos Podres

 

• ALINE CALIXTO
Sambista

 

“Sino de Belém”, de Evaldo Ruy
“Cartão de Natal”, de Luiz Gonzaga
“Feliz Natal, Papai Noel”, de Martinho da Vila
“Vive le vent”, de Henri Salvador

 

• DOLLY PIERCING
Drag queen

 

“Estrela guia”, de Xuxa
“Então é Natal”, de Simone
“Santa baby”, de Madonna
“Last Christmas”, de Wham

 

• GUSTAVO QUEIXINHO
Fundador do Bloco Queixinho

 

“Deixa a vida me levar”, de Zeca Pagodinho
“Tá escrito”, de Revelação
“Poder da criação”, de João Nogueira
“Juízo final”, de Clara Nunes

 

 

• MARTIELO TOLEDO
Estilista

 

“Natal da Turma da Mônica”
“We are the world”, vários cantores
“Last Christmas”, de Wham!
“Então é Natal”, de Simone

 

• RODOLFO BRITO
DJ

“Let it snow”, de Frank Sinatra
“Santa Claus is comming”, de Frank Sinatra
“Holly jolly Christmas”, de Michael Bublé
“Jingle bell rocks”, de Hall & Oates

compartilhe