x
Helvécio Carlos
Helvécio Carlos
Com 30 anos dedicados ao jornalismo, com passagens por emissoras de rádio e assessoria de imprensa, é desde 2001 titular da coluna Hit, do jornal Estado de Minas. Entre 2011 e 2017 foi editor da revista Hit, publicação de lifestyle.
Hit

Companhia de dança comemora 10 anos da estreia de espetáculo de sucesso

"Pretérito imperfeito", da Mimulus Cia de Dança, está na programação da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

Publicidade

Mais lidas

 

Os 30 anos da Mimulus Cia de Dança foram festejados ano passado com a circulação do espetáculo “Flores de coragem” e da exposição do acervo de figurinos, “Potência de vida”, homenagem à sua fundadora Baby Mesquita (que morreu em maio de 2022), trazendo peças e fragmentos marcantes da história do grupo. "Foi então muito significativo chegar ao final do ano e se dar conta de que esse ciclo terminava exatamente ao se completar 10 anos desde a estreia de 'Pretérito imperfeito', criação inspirada na história da Mimulus Cia de Dança, nas suas memórias e das pessoas que por ali passaram e cruzaram suas histórias com as da companhia”, afirma Jomara Mesquita, coreógrafo do grupo". O espetáculo será apresentado em 14 de fevereiro, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.

 


• MEMÓRIAS
Nas várias apresentações do espetáculo, realizadas ao longo desses 10 anos, as memórias das pessoas da plateia também se juntaram às da Mimulus. "O público é convidado a escrever em pequenos pedaços de papel fatos marcantes de suas vidas, que nunca irão se esquecer. Tais registros são utilizados durante o espetáculo e são incorporados ao cenário, passando também a fazer parte do mesmo e da história da Mimulus", comenta Jomar. Não houve dúvida, portanto, segundo ele, na hora de escolher qual espetáculo do repertório faria parte da programação da 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança em 2025. "Remontar 'Pretérito imperfeito' era quase uma imposição do destino", diz o coreógrafo.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

• AMOR ANTIGO
Aliás, ressalta Jomar, a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança também faz parte da história da Mimulus. O coreógrafo lembra que todos os espetáculos de repertório da companhia foram apresentados e reapresentados na programação. "Celebrar os 10 anos de 'Pretérito imperfeito' na 50ª campanha será emblemático para a Mimulus", afirma. "Pretérito imperfeito” faz alusão ao tempo verbal enfatizando a ideia de que as lembranças do passado se reverberam no presente. "A companhia utiliza-se do espetáculo para apresentar suas memórias e lembranças, depois de muito investigar e refletir sobre a sua trajetória", comenta. "Tal tempo verbal é utilizado para a descrição de fatos passados não concluídos inteiramente (imperfeitos). Se o que nunca vamos esquecer se faz presente em nós todo o tempo, o passado não chegou perfeitamente ao seu final. Pois somos feitos pelas memórias, pelos pretéritos não concluídos, pelas lembranças que, como janelas, se abrem,
iluminam e modificam a realidade", acrescenta.

 • MITOLOGIA GREGA
O espetáculo teve como primeira inspiração a leitura do livro “Pequeno tratado das grandes virtudes”, do filósofo francês Andre Comte-Sponville. Caminhou pela mitologia grega, na qual a dança se apresenta como filha da memória. Laboratórios de poesia e de música erudita brasileira contribuíram para que Jomar Mesquita harmonizasse a trilha sonora, a fala, cenário e luz às pesquisas corporais desenvolvidas em conjunto pelos bailarinos.

 • INSTRUMENTAL
A trilha sonora é composta por músicas instrumentais brasileiras, indo do erudito ao popular. "Sobre essa urdidura tênue de lembranças e vestígios, o espetáculo se constrói. Presentifica de tal forma as pequenas e grandes memórias, que ele próprio se modifica em cada uma de suas apresentações. Pela presença do corpo de cada um dos bailarinos, pelas lembranças dos espectadores registradas no cenário, faz-se a história da própria Mimulus. Lembrar-se do que nunca foi esquecido é matéria e consistência do ser humano, que produz em cada geração a repetição e a elaboração das mesmas experiências. Então, a qual desesquecimento amarra-se um laço no dedo?", questiona Jomar.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay