Duas taças de vinho -  (crédito: Pixabay)

Duas taças de vinho

crédito: Pixabay

 A harmonização adequada entre vinho, gastronomia e ambiente é essencial para despertar os cincos sentidos, criar uma experiência completa no primeiro encontro e tornar a sedução ainda mais completa. Porém, existem alguns cuidados que os amantes devem ter para que o “date” seja uma experiência inesquecível. O ambiente, a escolha do prato e do vinho que irá acompanhar são fundamentais para que o esse momento a dois se torne memorável e sedutor. Vamos ver como combinar cada um desses elementos.

 

O ambiente para o primeiro encontro deve incluir padrões de bom gosto, qualidade e estilo únicos. O espaço é também responsável por despertar, além de uma sensação de prazer com o contato visual, um sentimento de cuidado e carinho, criando uma atmosfera atraente e convidativa. Escolha espaços mais silenciosos e mais íntimos, com um cardápio variado pois você ainda não conhece os gostos do seu parceiro ou parceira. O vinho precisa também combinar com a comida que será servida e deve ser levada em conta a temperatura e o clima do momento.

 

O ato de selecionar o vinho perfeito para o primeiro encontro vai além de apenas escolher uma bebida. Ele busca uma experiência única que pode marcar, para sempre, o casal. A intenção do vinho é transformar uma noite comum em um momento especial permitindo a ambos, uma descontração e, muitas vezes, a quebra da timidez, comum nesses momentos.

Especialistas em comportamento humano afirmam que o processo da escolha e degustação do vinho pode ser comparado às etapas da conquista como a conexão imaginativa e a sedutora. O vinho é um conquistador nato e guia os apaixonados em uma viagem sensorial. É um conjunto de sensações prazerosas que torna o encontro romântico e especial.



Semelhança entre vinho e sedução

 


Tive o prazer em conhecer um dos melhores sommelier de Belo Horizonte, Thiago Mauricio Fernandes. Ele exerce a profissão há 14 anos, tem formação pela Associação Brasileira de Sommeliers e hoje está à frente do Restaurante Turi na Capital mineira. Para ele, “o vinho é como a sedução, desperta os cinco sentidos: o contato visual, olfato, paladar, audição e as sensações. O vinho dialoga com a paquera quando os olhares se cruzam e a escolha da garrafa é o primeiro flerte. É uma relação semelhante quando escolhemos uma pessoa para nos relacionar. O aroma do vinho contribui com a experiência de degustação e pode contribuir para que aconteça o primeiro beijo do casal”, completa Thiago.

 

A sedução vai muito além do toque físico e da boa conversa à mesa. Explorar e estimular os cinco sentidos nos permite criar uma experiência sensorial completa e inesquecível. Vamos ver como fazer isso.

 

1. Visão: é um poderoso aliado da sedução. Cuidar da aparência pessoal é uma forma de atrair o olhar do outro e ajuda a transmitir confiança, além de despertar o interesse pela pessoa. Além disso, criar um ambiente atraente, com uma iluminação suave e decoração cuidadosa, pode amplificar o clima de sedução.

 

2. Audição: Utilizar um tom de voz suave pode despertar sensações prazerosas no outro. A escolha estratégica da playlist também pode contribuir para criar um ambiente sensual e provocar emoções intensas através da música.

 

3. Sensorial: o contato físico e carícias liberam hormônios como ocitocina que geram um sentimento de vínculo e proximidade.

 

4. Olfato: utilizar um perfume agradável pode criar uma memória sensorial marcante e despertar o desejo pelo companheiro, mas evite perfumes muito intensos que podem "roubar" a atenção durante o primeiro encontro.

 

5. Paladar: degustar um bom vinho, como dissemos, pode criar um momento de intimidade no qual os sabores se misturam com os sentimentos construídos pelo casal. Beijos, quando consentidos, seduzem e criam uma conexão entre o casal apaixonado.

 


O vinho, além de despertar esses sentidos, reduz a circulação do hormônio cortisol ligado ao estresse, proporcionando uma experiência sensorial completa. Desde a observação da cor até a apreciação dos aromas, sabores e texturas, o vinho contribui para desvendar os segredos do casal e se oferece como uma companhia perfeita para o primeiro encontro.