Ao longo da história, a sexualidade passou por inúmeras transformações. Na década de 1920, Sigmund Freud revolucionou a compreensão da mente humana e da sexualidade, desafiando tabus e abrindo caminho para novas descobertas. Décadas depois, nos anos 1960 e 1970, o casal William Masters e Virginia Johnson aprofundou esse conhecimento com estudos que envolveram mais de 10 mil casais.
Masters e Johnson eram ginecologista e psicólogo, respectivamente. As pesquisas dos dois se transformaram em um legado importante, mostrando que a sexualidade é uma fonte de prazer, intimidade e bem-estar, independentemente da idade.
Na juventude, muitos buscam a excitação de seduzir várias pessoas. Com o passar dos anos, o desejo se transforma. Na terceira idade, a sedução diária do mesmo parceiro ganha um novo significado, em que o amor, a segurança emocional e o companheirismo se tornam os pilares de uma relação sólida e duradoura.
A sociedade muitas vezes impõe a ideia de que a sexualidade deve ser relegada ao passado após certa idade. Porém, com conhecimento, criatividade e abertura, é possível manter uma vida sexual ativa e gratificante na maturidade. Desvendar os segredos da paixão e cultivar uma vida sexual vibrante na terceira idade são jornadas que valem a pena.
Sabemos que mudanças fisiológicas são inevitáveis, mas não precisam comprometer a vida sexual, como todos pensam. Existem várias soluções e alternativas para lidar com desafios e garantir uma sexualidade satisfatória, que vai além do ato sexual. Ela abrange intimidade, afeto, conexão e capacidade de se sentir amado e desejado.
Comunicação e intimidade
Comunicação aberta e honesta sobre buscar soluções, falar o que gosta, como gosta é fundamental para manter a intimidade saudável. Com a comunicação podemos explorar novas possibilidades para melhorar a intimidade. Graças à tecnologia, existem técnicas e alternativas como lubrificantes, medicamentos e terapias com especialistas, que podem ser muito úteis.
Bem-estar e atividade física
Manter um estilo de vida saudável é importante, não somente para manter a forma, mas, pesquisas afirmam que exercícios físicos aumentam os níveis de testosterona que é responsável pela energia, motivação e ajuda na autoestima. Ainda tem muita coisa para viverem juntos, a terceira idade é uma oportunidade para explorar novas formas de prazer e intimidade, sem a pressão da fertilidade ou da performance, o amor, carinho e afeto tendem a falar mais alto.
Explorando novas possibilidades
Abrir-se para novas experiências, sair da rotina e experimentar novas práticas na relação sexual mantêm a vida sexual interessante, saudável, autêntica e gratificante. Sair da rotina é uma atitude que te oportuniza a declarar o amor. Não precisa de ideias mirabolantes, expressar a gratidão pela pessoa com pequenos gestos é magnífico, na maturidade tendemos a valorizar o amor, carinho e o companheirismo.
Você lembra quando se apaixonaram? Repita o que fez o amor nascer. Há quanto tempo vocês não fazem um piquenique?
Você está na sua melhor fase, a sexualidade na terceira idade é uma celebração do amor e da intimidade depois de tantos anos juntos. Chegou o tempo para redescobrir e explorar novas experiências e fortalecer a conexão emocional. A maturidade traz sabedoria e uma compreensão mais profunda do que realmente importa: o amor, o carinho e a gratidão pela presença de quem amamos.
Que cada dia seja uma chance para celebrar a intimidade, valorizar o companheirismo e manter a chama do amor acesa. Porque, na verdade, a sexualidade na terceira idade não é sobre o passado, mas sobre o presente vibrante e o futuro cheio de perspectivas.