

Mais um trimestre de sucesso para o franchising brasileiro
O franchising cresceu 12,8% no segundo trimestre desse ano, em relação ao mesmo período do ano passado, com um faturamento acima de R$60 bilhões
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De acordo com os últimos números da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em relatório referente ao segundo trimestre de 2024, o franchising cresceu 12,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Com um faturamento acima de R$60 bilhões.
Dentre os segmentos que mais cresceram neste período, estão os já bastante conhecidos como Alimentação – Food service e Saúde, Beleza e Bem-Estar, porém, outro setor figurou os altos índices neste período, que foi o de Casa e Construção, com um crescimento de 15,1% e gerando um faturamento de R$4,4 bilhões.
Em primeiro lugar, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, que atingiu o expressivo crescimento de 21,7% e com o faturamento de R$16,2 bilhões.
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Segundo os dados da ABF, neste segundo trimestre de 2024, foram obtidas, no total, um universo de 3.251 redes, sendo, aproximadamente, 12% das redes, 30% das operações e 39% do faturamento do setor.
A Associação ainda afirma que a variação neste período representou um acréscimo de 4.273 operações de franchising no país, em relação ao mesmo período de 2023, totalizando 193.151 operações.
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Outro fator positivo mostrado pelo relatório da entidade é a taxa de emprego gerada pelo franchising. Neste segundo trimestre de 2024, a mão de obra empregada pelo setor foi da ordem de 1.674 mil empregos diretos.
O resultado acumulado de 12 meses mostra uma trajetória muito positiva para o setor, revelando o faturamento de R$251 bilhões e o crescimento, mais uma vez, acima de dois dígitos, com 11,5%.
O primeiro semestre de 2024 revela, mais uma vez, que o setor do franchising vem demonstrando crescimento constante e consistente, solidificando sua posição como estratégia eficiente para o crescimento das empresas, para a geração de empregos e para o forte empreendedorismo brasileiro.
Ainda de acordo com os dados da ABF, o setor segue em desenvolvimento, com saldo positivo entre a abertura e fechamento das operações. Neste segundo trimestre de 2024, houve aumento de 4,3% de novas operações no franchising, 0,3% a mais que o mesmo período no ano anterior. Já o fechamento de unidades foi de -1,6%. Um saldo positivo total de +2,7%, sendo 0,2% a mais que o segundo trimestre de 2023.
Entre as regiões brasileiras, os números também são positivos. Em relação ao faturamento, a região Norte teve um crescimento de 4,84%; o Centro-Oeste de 9,32%; o Nordeste de 14,80%; a região Sul de 16,53% e, em primeiro lugar, a região Sudeste com o crescimento de 54,51%.
Dentre os estados brasileiros, São Paulo lidera a lista de faturamento, com o crescimento de 34,08%, com 32,98% de novas operações. Em segundo lugar, está o Rio de Janeiro, com faturamento de 9,71% e crescimento de 9,48% de novas operações. Minas Gerais vem em terceiro, com um faturamento positivo de 8,83% e 9,14% de novas operações.
Na região Sul, o estado do Paraná lidera a lista com um faturamento positivo de 7,40%, tendo 7,16% de novas operações. No Nordeste, a Bahia está em primeiro lugar, com faturamento positivo de 3,74% e 3,73% de novas operações. No Centro-Oeste, Goiás é o destaque da região, com o crescimento do faturamento de 3,47% e 3,28% de novas operações. E, para finalizar, na região Norte, o estado do Pará teve seu faturamento acrescido em 1,87%, com 1,92% de novas operações.
Esse sucesso pode ser avaliado, também, pela abrangência que o mercado de franquias tem, perpassando por inúmeros setores, desde alimentação e saúde até educação e serviços especializados. Essa diversidade permite que investidores escolham um segmento que esteja em alta demanda e que corresponda aos seus interesses e habilidades.
Com o crescimento de segmentos como tecnologia, saúde e sustentabilidade, por exemplo, há uma ampla gama de oportunidades para investimentos em franquias inovadoras e lucrativas.
As franquias possuem alta atratividade, pois oferecem um retorno sobre o investimento (ROI) significativo, com muitos franqueados atingindo o ponto de equilíbrio mais rapidamente do que em negócios independentes. Isso se deve à força da marca, estratégias de marketing estabelecidas e economias de escala que franquias maiores podem proporcionar. Além disso, as franquias tendem a ter um fluxo de caixa mais estável e previsível, o que é crucial para investidores que buscam segurança.
Com a crescente digitalização e o avanço tecnológico, muitas franquias estão adotando inovações para melhorar a experiência do cliente e otimizar operações. Investir em uma franquia que incorpora tecnologia de ponta, como e-commerce, delivery integrado, automação e marketing digital, pode proporcionar uma vantagem competitiva significativa.
Investir em franquias é uma decisão estratégica para investidores que buscam um retorno sólido e segurança em um mercado competitivo. Com previsões de alto crescimento, um modelo de negócio testado e comprovado, suporte contínuo e uma variedade de setores para escolher, as franquias continuam a ser uma das melhores opções para investimento.
O franchising demonstra, também, o seu percentual maior que os próprios indicadores da economia nacional e o crescimento do varejo, se destacando como a melhor estratégia para o crescimento dos negócios.
As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.