Gravadora Trama disponibiliza série de entrevistas lendas da MPB -  (crédito: Trama)

Gravadora Trama disponibiliza série de entrevistas lendas da MPB

crédito: Trama

A gravadora Trama, procurando preservar o patrimônio e a memória da MPB, está oferecendo ao público acesso a conteúdos exclusivos e históricos com entrevistas com grandes nomes do gênero em seu canal oficial no YouTube.

A playlist de entrevistas inclui grandes nomes da música brasileira como Cássia Eller, Milton Nascimento, Gal Costa, Marcelo D2, Zélia Duncan, Fagner, Cláudio Zoli, Lenine, Jair Rodrigues e Elza Soares.

Resgatadas diretamente do acervo da Trama, as conversas foram registradas em épocas diferentes para serem exibidas em diversas plataformas. O conteúdo, agora disponível em streaming, foi digitalizado e remasterizado com ajustes de áudio e upscaling para 4K, garantindo que esteja em conformidade com os padrões atuais de qualidade. Isso proporciona aos fãs uma experiência visual e sonora superior, valorizando ainda mais a riqueza do material.

Além disso, a playlist será abastecida semanalmente, oferecendo constantemente novos conteúdos. Esta é uma excelente oportunidade para quem se interessa pela história da MPB e deseja conhecer mais sobre grandes nomes do gênero.

À frente do processo de restauração do acervo está o produtor João Marcello Bôscoli, que comanda a Trama ao lado do sócio André Szajman. Bôscoli ressalta a importância do trabalho.

"Vale destacar que estamos realizando a digitalização de cerca de 23 mil mídias. Algumas já estavam em HD, mas há muita coisa em fitas físicas como Digital Betacam, Mini DV, VHS, filme e outros formatos. É um trabalho que requer muita precisão e o ciclo não pode ser acelerado, pois envolve a reprodução em máquinas lineares. Estamos mergulhados nesse processo há dois anos e, a partir de agora, vamos começar a liberar o material que já está restaurado", explica Bôscoli

Além de entrevistas, o vasto acervo da companhia abrange shows, documentários, programas de TV, bastidores de gravações, raridades e material inédito.

Confira o vídeo onde João Marcelo Bôscolli fala sobre o acervo audiovisual da Trama: