O seminário “Fronteiras da Mineração”, realizado nesta terça-feira (20/8) no Teatro B32, em São Paulo, contou com os principais nomes do setor mineral brasileiro. O painel “Desafios da Produção” teve a participação de Lucas Kallas, CEO da Cedro Mineração; Ana Sanches, CEO da Anglo American; Eduardo Bartolomeo, CEO da Vale; e Raul Jungman, presidente do Ibram.
O CEO da Cedro Mineração, Lucas Kallas, destacou a importância dos financiamentos estruturados para a reindustrialização do Brasil. Ele ressaltou que as debêntures incentivadas e o apoio de bancos de fomento são fundamentais para viabilizar os investimentos necessários à produção de minério de ferro de redução direta. Esses investimentos não apenas geram emprego e renda, mas também contribuem para a redução de 50% nas emissões de carbono na siderurgia. Raul Jungman, presidente do Ibram, destacou a baixíssima participação do mercado de capitais no setor mineral, justamente pela falta de incentivos.
A CEO da Anglo American, Ana Sanches, ressaltou o descompasso entre a oferta e a demanda de minério de ferro, que tem impactado o valor do Platts. Ela enfatizou a necessidade de buscar a excelência operacional e otimizar o uso dos recursos disponíveis para produzir minério de ferro de altíssima qualidade. Ana Sanches também destacou a relevância das parcerias entre mineradoras, citando como exemplo a colaboração entre a Anglo American e a Vale no Projeto Serpentina.
Eduardo Bartolomeo corroborou a necessidade de mudar a percepção da mineração por parte da população brasileira, que, segundo ele, até considera o setor necessário, mas não o compreende.
No painel “Descarbonização e Transição Energética”, destaque para Gustavo Pimenta, vice-presidente da Vale, que apresentou as ações da mineradora para a redução das emissões de carbono. Também participaram do painel, Eduardo Couto, presidente da Comissão de Direito Minerário da OAB Nacional, e Luciano Alves, CEO da CBA. Os painelistas debateram sobre a importância do alumínio e do minério de ferro (aço) na transição energética. Gustavo Pimenta e Eduardo Couto foram uníssonos ao destacar a importância do minério de ferro de redução direta para a descarbonização da indústria siderúrgica.
O seminário teve a participação no painel “Cenário Global e a Demanda por Minerais” de Rafael Barcellos, head de análise de metais do Bradesco BBI, Ana Cabral, CEO da Sigma, e Eduardo de Come, CEO da Ero Cooper Brasil e Pedro Oliva, diretor Financeiro e de Relações com Investidores da CSN.
Setor mineral apoia Mário Penna
Vale comunica conclusão de aquisição de participação na Aliança Energia
- Convergência entre público e privado para a criação da 'rodovia do minério'
- Sucessão na Vale
- Novo comando da Itaminas
""O Brasil perdeu o pico da demanda chinesa por minério de ferro. Os australianos duplicaram a produção, e a produção brasileira permaneceu estagnada. A demanda atual é por minério de altíssima qualidade e o Brasil precisa se adaptar rapidamente para aproveitar esta nova chance""
por José Carlos Martins, conselheiro da Cedro Mineração e ex-diretor executivo da Vale