Na última segunda-feira (25/11), o Projeto Shortline Serra Azul foi oficialmente apresentado ao governo de Minas Gerais, em uma reunião na Cidade Administrativa. A apresentação foi conduzida pelos executivos da Cedro: Fabiano de Carvalho Filho, vice-presidente comercial, estratégia e projetos; Marcus Santarem, diretor de desenvolvimento de negócios; e Giovana Barbosa, diretora de sustentabilidade.
O projeto, que prevê a implantação de um ramal ferroviário de 26,47 km na região de Serra Azul, foi detalhado aos presentes, destacando benefícios significativos, como a redução de até 5 mil caminhões por dia nas rodovias locais. Essa diminuição impactará diretamente na redução de custos logísticos, na emissão de carbono e, especialmente, no número de acidentes fatais, promovendo mais segurança nas estradas mineiras.
A audiência contou com a presença da alta cúpula do governo Zema, incluindo os secretários Marcelo Aro (Casa Civil), Marília de Carvalho (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Marcel Dornas (Secretaria-Geral), Fernando Passalio (Desenvolvimento Econômico), Pedro Bruno (Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias), Rodrigo Franco (Presidente da Feam) e Fernando Baliani (Superintendência de Apoio à Regularização Ambiental).
Os representantes do governo destacaram a relevância estratégica do projeto para Minas Gerais, enfatizando seu papel na transformação da logística do transporte de minério, na descarbonização da economia, na segurança viária e na geração de empregos. A reunião reforça o compromisso conjunto de impulsionar o desenvolvimento sustentável no estado.
Excelência e sustentabilidade reconhecidas
- Vale e Jinnan Steel & Iron Group investem no Oriente Médio
- Sistema Minas-Rio completa 10 anos
- Cade aprova compra de 15% da Anglo American pela Vale
ANM lança edital de concurso
IPCA-15 sobe 0,62% em novembro
Estamos em um estado que é o verdadeiro berço da mineração, e para nós é uma enorme satisfação discutir, constantemente, as práticas do setor, buscando formas de evoluir e aproveitar todo o seu potencial. O Brasil possui uma riqueza mineral extraordinária, ainda subaproveitada, e nosso desafio é transformar esse potencial em realidade
lávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg)