De acordo com a pesquisa realizada com conselhos de administração pelo Gartner em 2023, 89% deles reconhecem o digital como uma parte intrínseca às estratégias de crescimento.


No entanto, apenas 19% observaram avanços significativos em direção aos objetivos de transformação digital. As empresas estão enfrentando uma lacuna crucial em termos de agilidade e velocidade em suas capacidades de gestão, seja nas estratégias, seja em governança, seja em produtos.

 




Mas afinal, o que significa agilidade empresarial? Significa estar preparado para mudanças contínuas e rápidas. E a área de TI deve ser o epicentro dessa capacidade. Estamos falando de inovação contínua, alinhando estratégia e execução, cultivando uma visão compartilhada e promovendo uma comunicação eficaz.


E quanto à transformação digital? Não se trata de uma revolução repentina que muda tudo da noite para o dia, mas sim de uma jornada de iterações. Requer persistência, resistência e, acima de tudo, uma liderança excepcional. Os executivos de alto escalão, em conjunto, têm um papel crucial nesse processo.


Leva de três a cinco anos para implementar completamente uma mudança de transformação, e muitos funcionários atuais podem não estar preparados para essa transição.


No cerne da aceleração da agilidade empresarial está a capacidade de ajudar as pessoas a abraçarem mudanças, criando um senso coletivo de propósito. A estratégia para a mudança organizacional envolve a transição de trabalho em silos para equipes transversais e colaborativas.


Por fim, a cultura é algo que precisa se adaptar e mudar, e os protagonistas têm que ser capazes de construir e operar uma cultura de aprendizado constante e crescente. O mindset de crescimento, onde aqueles que estão dispostos a aprender superam aqueles que pensam que sabem tudo a longo prazo, mesmo que inicialmente tenham menos habilidades inatas, também é fundamental para essa jornada.

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