O trabalho e a vida da educadora Magdalena Lana Gastelois, referência para a comunidade de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, serão retratados em uma exposição, instalada em um casarão histórico da cidade mineira. A mostra, gratuita, fica em cartaz até domingo (19/11).
A obra intitulada “Viva Magdalena” é uma homenagem à memória da escritora e gestora cultural, que reconstruiu o casarão histórico datado do século 18, onde está instalada a exposição. Hoje, o local abriga o Sagarana Café Teatro, palco de ações de educação, cultura, lazer e arte em Mariana.
“Foi idealizado pela minha mãe com muita coragem e pouco recurso financeiro à época. Neste local [...] ela morou, recebia a família, abriu as portas para amigos e para a comunidade ter mais acesso à cultura e educação”, conta Ana Lana Gastelois, filha de Magdalena e idealizadora da mostra.
Em uma experiência interativa, os visitantes podem tocar nos objetos que fazem parte da história do casarão e da memória da educadora de Magdalena, falecida em 2008 aos 75 anos.
Entre as diversas contribuições de Magdalena está a criação da escola Centro de Puericultura Picapau Amarelo, implantada nos anos 60 e que, à época, apresentou um dos mais diferenciados métodos educacionais. Professora emérita da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), ela publicou oito livros, entre poesias, obras infantis, literatura e didáticos, obras infantis adotadas no escopo escolar de diversas instituições.
Além da exposição, o espaço cultural conta com programação especial neste domingo, a partir das 12h, com uma variada culinária mineira. Às 16h, haverá show de viola caipira e chorinho, seguidos de samba na voz da Erika Curtiss & Rogério Rodriguez.