Farofa da Gkay 2023 custou quase R$ 23 milhões -  (crédito: Aniversário da influenciadora Gessica Kayane já movimento milhares de postagens nas redes sociais anteriores, mas festa de três dias não chamou atenção neste ano)

Farofa da Gkay 2023 custou quase R$ 23 milhões

crédito: Aniversário da influenciadora Gessica Kayane já movimento milhares de postagens nas redes sociais anteriores, mas festa de três dias não chamou atenção neste ano

Um evento de três dias, com festa o tempo todo em um resort em um lugar paradisíaco, cheio de gente bonita e famosa – e muita fofoca e beijo na boca. É assim que a influenciadora Gessika Kayane, a Gkay, comemora seu aniversário desde 2017. A festa, chamada ‘Farofa da Gkay’, foi sucesso absoluto nos últimos anos, mas, em 2023, passou batido por muitos. Tanto que a edição aconteceu entre os dias 3 e 6 de dezembro e quase não rendeu assunto nas redes sociais.

A Farofa foi realizada em um resort em Fortaleza, no Ceará, e, antes mesmo de começar, já esbanjava luxo: os convidados ganharam um voo fretado da Latam, com direito a DJ a bordo e bolo como lanche. Quem estava na lista da influenciadora ainda ficou alojado em quartos luxuosos do resort, com “mimos” de marcas parceiras, cardápio de comidas e bebidas liberadas, pool parties, dark room e muito mais.

Nos palcos, mais do que um parabéns com bolo gigante, os convidados curtiram show de nomes como Claudia Leitte, Léo Santana, Pedro Sampaio, É o Tchan, Xand Avião e Kevin O Cris. Os participantes também chamam a atenção: Fiuk, MC Loma, Blogueirinha, Diva Depressão, Gabi Martins, Flay, MC Daniel, MC Rebecca, Tati Quebra Barraco e outros famosos do mundo da internet, da TV e da música.

Com todo esse padrão, a festa custou três vezes mais que a edição de 2022 – que chegou à cifra de R$ 2,8 milhões, conforme a própria Gkay revelou ao Gshow. Mas parece que o esforço não conquistou o público. O número de buscas pelo termo “Farofa da Gkay” no Google foi menor do que nos últimos dois anos. Conforme mostra o Google Trends, o número de pesquisas já chamava atenção no fim de 2021 e atingiu o auge em dezembro de 2022, caindo na edição de 2023.

A mestranda em comunicação pela UFMG Beatriz Costa, que estuda os fenômenos de celebridades online, aponta algumas questões sobre o “flop” do aniversário de 31 anos da influenciadora. Em primeiro lugar, a pesquisadora aponta que, com a flexibilização do isolamento social, o comportamento do público da internet mudou. “Quando a Farofa aconteceu em 2020 e 2021 ainda estávamos enfrentando a pandemia e aquilo tudo era uma novidade. Ver os artistas que acompanhamos sendo ‘gente como a gente’ na festa, beijando, bebendo e até passando vergonha gerou uma alta identificação e proximidade com o público. Além disso, era uma forma de poder viver festas e aglomerações num momento em que o público em geral não tinha acesso a grandes eventos, que foram cancelados devido à crise sanitária”, explicou.

Ou seja, com a volta dos eventos e da “vida normal”, foco das pessoas não é mais no que as celebridades da internet estão fazendo, mas aquilo que cada pessoa está vivendo. Beatriz Costa ainda aponta que já estamos acostumado a ter certa proximidade com a intimidade dos famosos. “Desde 2022, podemos também notar pelas últimas edições do BBB, o público, pode-se dizer, se acostumou com essa proximidade com famosos. Já viram as imagens das celebridades que ocupavam um pedestal serem modificadas”, destacou.

O terceiro motivo citado pela pesquisadora é o fato de que, nas primeiras edições, havia muito mistério sobre o que acontecia na ‘Farofa’. O público se questionava sobre quem beijou quem, se houve brigas e confusões, por exemplo. Mas, em 2022, a festa teve cobertura televisiva pelo canal Multishow. Além de um volume cada vez maior de matérias e publicações sobre acontecimentos do aniversário. Assim, o mistério diminui, levando também o iteresse do público.

Por fim, a lista de convidados mudou. “Hoje há um número enorme de influenciadores digitais que são conhecidos somente nas suas bolhas. Está cada vez mais fácil ser influencer e conseguir certo alcance nas mais diferentes redes, porém, a atenção do público também está cada vez mais dividida e muitos participantes da Farofa não são mais amplamente conhecidos ou com imagens bem estabelecidas no mercado como a Bianca (Boca Rosa) e a Viih Tube que surpreenderam nas últimas edições e já eram figuras antigas da internet”, refletiu.

Cancelamento

No final de 2022, Gkay foi cancelada. Ela se desentendeu com o humorista Fábio Porchat e com seu professor do ‘Dança dos famosos’. Além disso, a influenciadora foi duramente criticada nas redes sociais por seu comportamento “sem noção” durante entrevista com Tata Werneck.

Gkay recebeu uma chuva de críticas. Na internet, suas roupas e até sua aparência passou a ser questionada por internautas. Ela chegou a ser internada no meio da crise e ficou meses longe das redes sociais, voltando depois, com uma imagem mais clean.

Questionada se a polêmica do cancelamento pode ter afetado o resultado da Farofa, Beatriz Costa diz não acreditar que tenha afetado a reputação online de Gkay. “Apesar de receber muitas críticas por diferentes questões, ela continua sendo uma grande influencer. Ela começou fazendo vídeos de humor e hoje já diversificou seu trabalho. Está buscando se tornar reconhecida no mundo da moda de alta-costura, por exemplo. Sua imagem está em constante transformação, assim como seu público e não
acredito que os “cancelamentos” que ela sofreu atrapalhem a sua relação com quem a acompanha. Nesse sentido, não acredito que o cancelamento se relacione com o fato da farofa desse ano ter “flopado” ou estar sendo menos comentada”, aponta.