Três produções brasileiras podem disputar o Oscar em 2024. “Retratos fantasmas”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi o escolhido pelo país para representá-lo na briga por uma vaga na lista de candidatos a melhor filme internacional, que soma 88 postulantes. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas também o incluiu como elegível na categoria documentário em longa-metragem.
“Elis e Tom – Só tinha de ser com você”, dirigido por Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay, também está na relação dos 167 elegíveis na modalidade documentário de longa-metragem.
O terceiro candidato a candidato ao Oscar é o desenho animado “Perlimps”, dirigido por Alê Abreu, que enfrentará menos concorrentes. Ele está entre os 33 títulos aprovados pela Academia para brigar por uma vaga na categoria melhor animação.
Em 21 de dezembro, serão divulgadas novas listas, com 15 títulos de animação e 15 de documentários aptos para o prêmio. Mas os nomes dos concorrentes ao Oscar só serão anunciados em 23 de janeiro. A cerimônia está marcada para 10 de março em Los Angeles, nos Estados Unidos.