O longa que tem lançamento hoje no Brasil gira em torno de uma comunidade que tenta se livrar sozinha de uma possessão maligna -  (crédito: Paris Filmes/Divulgação)

O longa que tem lançamento hoje no Brasil gira em torno de uma comunidade que tenta se livrar sozinha de uma possessão maligna

crédito: Paris Filmes/Divulgação

O primeiro corpo desfigurado de "O mal que nos habita" aparece em menos de cinco minutos de filme, uma cena chocante por dois motivos. Para começar, é um torso inferior com duas pernas no meio de uma clareira, cortado como por uma serra na altura do quadril – ou seja, conclui um personagem, impossível a mutilação ser obra de um animal.

O segundo motivo é que a situação acontece no interior da Argentina, numa história protagonizada e produzida por gente de lá. Uma mutilação assim, com as tripas expostas sem muita cerimônia, é tudo aquilo que o brasileiro não espera do vizinho em uma sala de cinema.

Os filmes argentinos, há anos, têm lugar de honra nas salas brasileiras, servindo a tese de alguns de que seriam superiores à produção nacional. Uma tese para lá de vira-lata, que desconsidera a diversidade dos dois países e se alimenta de um desejo por dramas nobres, com cara de bem produzidos. Coitado de Ricardo Darín, ator-fetiche de uma geração de cinemas que mais lembram um bistrô.

Este bom-mocismo passa longe de "O mal que nos habita", ainda que ele – como o título sugere – esteja ali nas entrelinhas das cenas mais putrefeitas do filme de Demián Rugna. A trama, se vamos ser justos, tem algumas intenções com o estado atual da Argentina, mesmo que saindo meses antes da vitória nas urnas do presidente Javier Milei.

A questão é que o longa vive da alienação coletiva dos personagens, que, da noite para o dia, precisam lidar com uma possessão. O tal corpo descoberto no início pertencia a um mercenário contratado para se livrar de um dos habitantes, que está há um ano com o demônio.

Os vizinhos descobrem a situação com o morto e, depois de atestar que o Estado fará nada por eles, resolvem se livrar do possuído sozinhos.


DOIS IRMÃOS

Tratando-se de um filme de terror, pode-se imaginar que o plano dá errado, e o mal, antes contido em uma pessoa, se alastra por toda a comunidade. Os protagonistas, dois irmãos que acompanhamos desde o começo, resolvem então fugir para salvar a si mesmos e suas famílias, outro plano que logo se revela uma enrascada.

Assim, registrando uma ideia ruim atrás da outra, o diretor lida com a recusa de todos em assumir responsabilidade sobre os eventos. A situação só piora perante as ações dos personagens, que se revelam egoístas de primeira linha – com direito a briga de divorciados, quando um deles vai buscar a família.

Se você tirar a assombração da equação, a situação não é muito diferente da vivida pelos argentinos. O país emenda uma crise atrás da outra desde o fim dos governos de Néstor e Cristina Kirchner, em planos de governo que vão e voltam da direita ultraliberal. Aos olhos de Rugna, a recusa é o principal motor do desastre maior que movimenta o país.

O mais intrigante de "O mal que nos habita" é o horror, porém, e como ele se apresenta ao público. A violência, em si, pouco difere da que se vê em outras obras recentes do gênero – em especial as americanas, o que lembra que o longa é uma coprodução americana. Mas ela acontece às claras, sem hesitação por parte da câmera, evitando o suspense em favor do impacto.

Situações nauseantes

Ajuda também a disposição de Rugna em criar situações nauseantes. O possuído do começo, por exemplo, é um homem com obesidade mórbida que sofre com o diabo na pele, cheia de feridas e um inchaço de pus. Com uma visão dessas, dá para entender quando ele implora aos vizinhos que o matem – mesmo que seja um ardil do tinhoso para se libertar dali.

A adesão ao gore nessas horas lembra muito os trabalhos mais inspirados de Lucio Fulci, mestre italiano que inspirou a produção mais trash do gênero com seus filmes cheios de sangue e eviscerações. "O mal que nos habita" se mostra um herdeiro digno desse estilo, até mesmo quando cai na armadilha clássica de explicar demais a própria mitologia, o que trava a narrativa lá pela metade.

Até lá, porém, o filme oferece uma sequência matadora de momentos brutais, que prendem pelo choque e fascinam pelo encadeamento rápido. Vale um spoiler, uma das cenas mais inacreditáveis acontece na casa da ex-esposa de um dos irmãos.

Enquanto o casal divorciado briga por quaisquer resquícios da separação turbulenta, o enorme cachorro da família, de repente, abocanha a filha pequena pela cabeça e a arrasta pela sala de jantar e para fora de casa. O ato maligno é tão rápido que dá até náusea, mal dando para a câmera seguir o animal e o irmão da vítima berrar por ajuda.

Nesse momento, pode-se imaginar o defensor da nobreza do cinema argentino vomitando no banheiro do cinema, o que pode ser a intenção do filme. Se isso acontecer nos próximos dias, palmas ao diretor.

“O MAL QUE NOS HABITA”
(Argentina, EUA, 2023, 99min.) Direção: Demián Rugna. Com Ezequiel Rodriguez, Demián Salomon e Luis Ziembrowski. Classificação: 18 anos. Estreia nesta quinta (1°/2), em salas no BH Shopping, Pátio Savassi, Boulevard Shopping, Shopping Cidade, Via Shopping, Shopping Monte Carmo, ItaúPower Shopping, Shopping Del Rey, Shopping Estação BH e Shopping Contagem.